Separar e entregar o óleo usado nas escolas é a melhor forma de contribuir com atividades educativas, pois ele reverte em renda para a Associação de Pais e Mestres e lindos projetos de educação ambiental. Ao coletar este resíduo você também está preservando o meio ambiente e ajudando sua comunidade, já que ele se transforma em novos produtos sustentáveis.
O Programa Meio Ambiente nas Escolas é uma iniciativa integrada de organizações civis, setor público e privado para um novo modelo local de gestão dos resíduos sólidos. Nele, o descarte correto do óleo de cozinha usado se dá pela conscientização ambiental dentro das escolas, onde os processos educativos acontecem mais fortemente.
Você sabia? Quando o óleo de cozinha usado desce pelo ralo e esfria em contato com a água, forma uma camada de gordura, entupindo bueiros e galerias de esgoto. Só 1 litro de óleo contamina cerca de 30 mil de litros de água, formando uma película sobre a água do rio, que bloqueia a luz do sol e causa a morte de peixes e algas. Cerca de 200 milhões de litros são despejados todos os meses no Brasil.
Desde de 2011, porém, mais de 400 escolas de 11 municípios do estado de São Paulo já aderiram ao programa, gerando renda para a Associação de Pais e Mestres que contribui para a realização de atividades de educação ambiental com mais de 150 mil crianças e adolescentes..
Confira onde o programa está acontecendo, colete o óleo de cozinha usado, separe e leve até a escola mais perto de você. Faça sua parte e ajude a fortalecer a educação na sua comunidade.