Quem Somos

“Auá significa GENTE em Tupi e traduz o significado de nosso trabalho,
voltado à valorização do potencial humano e sua diversidade.”

20 ANOS TRANSFORMANDO REALIDADES

E APOIANDO O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO

Os desafios socioambientais da atualidade representam um cenário motivador para as ações do Instituto AUÁ, que atua há duas décadas com a visão de que é possível transformar realidades por meio da inspiração de empreendedores que fazem a diferença no mundo.

Visamos provocar impactos positivos em todas as esferas da sociedade, com o propósito de desenvolver o potencial humano e fortalecer empreendimentos que permitam a sustentabilidade ambiental, social e econômica. 

Apostamos no empreendedorismo que promove transformações na sua cadeia produtiva e no meio ambiente em que estiver inserido, propondo novas formas de organização social e econômica para o bem comum.

Estruturamos a organização com base em empreendedores socioambientais, um Conselho de Gestão e Coordenadorias Administrativa-Financeira, de Comunicação e de Planejamento, que são responsáveis conjuntamente pela gestão institucional e dos empreendimentos socioambientais.

Acreditamos que podemos ser uma referência multiplicadora de práticas comunitárias, ecológicas, éticas, solidárias, econômicas e integradas em rede. Nossos valores estão pautados em responsabilidade, sustentabilidade, transparência e diversidade. 

Missão

Valorizar o potencial humano e fortalecer empreendimentos socioambientais para a sustentabilidade.

Visão

Ser uma referência multiplicadora de práticas comunitárias, ecológicas, éticas, solidárias, econômicas no ecomercado e integradas em rede.

Valores

Coerência, Transparência, Alegria, Sustentabilidade, Responsabilidade,
Respeito, Abertura

NOSSOS EMPREENDIMENTOS

AGÊNCIA DE ECOMERCADO

Promove novos modelos econômicos que tenham como objetivo o impacto positivo de suas atividades. As iniciativas devem valorizar o potencial humano e a sustentabilidade ao longo do processo produtivo, investindo no uso responsável do patrimônio natural local para seu desenvolvimento. A Agência de Ecomercado foi constituída em 2014 e atua nas áreas de produção, comercialização e microfinanças, realiza oficinas e projetos de capacitação e incubação de ecoempreendimentos, mobilização de parcerias, e formação de arranjos econômicos sustentáveis. Possui as unidades de negócio: Armazém Biomas, Empório Mata Atlântica, Pomares Mata Atlântica e Sabor Nativo.

ARMAZÉM BIOMAS

Com a missão de viabilizar logística e comercialização para os produtos do Ecomercado, possui em Osasco, desde setembro de 2016, um galpão de 500 m2 com escritório, e desde agosto de 2017, duas câmaras frias de 60 toneladas, além de uma equipe comercial. Trabalha com os produtos do Empório Mata Atlântica e produtos da rede de alimentos bons limpos e justos.

EMPÓRIO MATA ATLÂNTICA

Com a missão de conservar a Mata Atlântica por meio do Ecomercado, se caracteriza como uma marca comercial para valorização dos produtos sustentáveis nativos da Mata Atlântica com os consumidores.

POMARES MATA ATLÂNTICA

Realiza mobilização e engajamento de agricultores, elaboração de Plano de Manejo Agroecológico, capacitação e assistência técnica para restauração do bioma junto ao Ecomercado com metodologia própria de Sistemas Agroflorestais com espécies nativas. Se viabiliza com projetos ligados a editais socioambientais públicos e privados, neutralização voluntária das emissões de carbono de pessoas físicas e jurídicas e compensação ambiental de empresas.

SABOR NATIVO – BUFFET E OFICINAS GASTRONÔMICAS

Oferece serviço de buffet e oficinas gastronômicas com a missão de promover o conhecimento e a valorização dos alimentos nativos sustentáveis da Mata Atlântica e outros biomas brasileiros, proporcionando uma experiência gastronômica com a biodiversidade, a agroecologia e o Ecomercado.

ALDEIA EDUCACORA

A causa da Educação Integral do empreendimento baseia-se na visão de que o processo de desenvolvimento humano envolve ativamente os diferentes atores de uma comunidade, como jovens, famílias, sociedade civil, governo, setor privado e Conselhos de Direito. A Aldeia Educadora atua com: formação, capacitação, palestras, oficinas e seminários; publicações de materiais pedagógicos e artigos; arquitetura de planos para educação integral; diagnósticos de políticas públicas; tecnologias de avaliação e implementação de conselhos de direito; fortalecimento de redes de proteção social; mobilização para captação de recursos; planos intersetoriais e planos municipais de educação e implementação de projetos e programas de educação integral.

BANCA ORGÂNICA

Ao facilitar a distribuição de cestas de alimentos orgânicos da agricultura orgânica familiar, a Banca Orgânica promove relações entre cidadãos que se organizam em Coletivos de Consumo e recebem semanalmente uma cesta com 10 itens direto do produtor. A Banca Orgânica apoia produtores rurais assessorando-os no planejamento para infraestrutura de produção agroecológica e também atua com formações para o Consumo Responsável e Alimentação Saudável, por meio de oficinas, palestras e visitas aos sítios produtores.

ROTA DO CAMBUCI

Constituída em 2009, transformou-se em empreendimento socioambiental em 2014 e se caracteriza como um movimento que reúne gestores públicos, agricultores, produtores artesanais, pesquisadores científicos, chefs, empresários e sociedade civil no entorno da Serra do Mar para promover a conservação do Cambuci em seu bioma, Mata Atlântica do Sudeste, valorizando a cultura e gastronomia local, a agroecologia, o comércio justo e o turismo sustentável. Possui 4 Frentes de Atuação: Rota Gastronômica do Cambuci, Arranjo Produtivo Sustentável do Cambuci e Nativas da MA, Rede de Pesquisa do Cambuci e Rota Turística.

EMPREENDEDORISMO SOCIOAMBIENTAL

O Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental trabalha com a visão de empreendedorismo que provoca impactos positivos nas mais diferentes esferas da sociedade. Acreditamos ser possível transformar realidades por meio da inspiração de empreendedores que fazem a diferença no mundo. E que todo ser humano tem um potencial a ser desenvolvido, podendo se tornar um empreendedor de ações transformadoras.

Com base no conceito de Empreendedorismo Social de Muhammad Yunus, é possível um negócio ou empreendimento social resolver questões sociais recuperando investimentos e reaplicando seus dividendos no próprio negócio. Enfocamos a solução de problemas comuns tendo o negócio como um meio de atingir os objetivos.

Todos podem ser empreendedores! E O Instituto Auá aposta no potencial de cada um em empreender e transformar realidades, valorizando a vida em sua diversidade.