Resíduos Sólidos

Donate Now

Cada brasileiro gera em média 1 Kg de “lixo” por dia, representando milhões de toneladas por ano descartadas no meio ambiente e o padrão insustentável de produção e consumo em que vivemos. Ao mesmo tempo, possuímos uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada em 2010, para a qual não existe mais “lixo” e sim “resíduos” com valor econômico, que devem ser gerenciados de forma integrada por todos nós, fabricantes, setor público e cidadãos.

O Instituto AUÁ apoia iniciativas que permitam a gestão dos resíduos com geração de renda, inclusão social e proteção ambiental. A coleta seletiva e a organização social de catadores e moradores é uma importante estratégia para redução dos impactos dos resíduos. E o melhor exemplo dessa atuação é proposta do Ângela de Cara Limpa, um empreendimento no bairro do Jardim Ângela, periferia de São Paulo, localizado numa importante região de manancial que abastece os paulistanos.

O Ângela de Cara Limpa vem fortalecendo uma série de negócios sociais de coleta seletiva de resíduos sólidos e reciclagem, agroecologia urbana, educação e desenvolvimento comunitário.

Em 2016, o Instituto também passou a atuar com a educação para a logística reversa no Programa Meio Ambiente nas Escolas. Há sete anos, as primeiras ações do programa aconteceram em escolas de Cotia (SP) e já em 2016, haviam se ampliado para mais de 100 escolas em Carapicuíba, Cotia, Itapecerica da Serra, Itapevi e Mairinque (SP), visando a coleta do óleo de cozinha usado pela comunidade escolar. Esse avanço se deu por uma parceria do Instituto AUÁ, Preserva Recicla e com o Programa Ação Renove Meio Ambiente Óleos Liza, prosseguindo em 2017 com ações nas 28 escolas municipais de Mairinque.