Instituto AUÁ completa 24 anos e você é parte dessa história!

Dia 01 de Maio é aniversário do Instituto AUÁ e precisamos comemorar junto a todos que fazem parte dessa história de muito trabalho!

Agradecemos a você, que nos segue em nossas redes e compartilha nossas realizações. Agradecemos aos nossos parceiros e patrocinadores, que além de nos apoiar e acreditar em nossa visão, colaboram para que as ideias saiam do papel.Agradecemos aos produtores de espécies nativas conectados ao Instituto AUÁ que ajudam a manter a biodiversidade da Mata Atlântica. Agradecemos a todos os empreendedores que somaram nesse caminho e ajudaram a provocar impactos positivos na sociedade. E um agradecimento especial à Ondalva Serrano, que em 1997, associada à criação do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social, criou a AHPCE – Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica, que em 2014 passa a se chamar Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental.

Durante esses 24 anos muita coisa aconteceu, muitos projetos foram escritos, programas realizados e empreendimentos geridos. Com isso surgem desafios diários que representam um cenário motivador para as ações do Instituto AUÁ.

As restrições trazidas pela pandemia da COVID-19, ainda em curso, nos movimentam na busca por soluções que minimizem os impactos que os produtores têm sofrido com a perda de safra e cancelamento de festivais, ampliar as redes que construímos ao longo desses 24 anos, e para levar educação ambiental à distância para as escolas que integram o PMANE – Programa Meio Ambiente nas Escolas.

Já conseguimos ao longo do último ano: distribuir 4000 cestas básicas com alimentos agroecológicos de pequenos produtores em parceria coma Fundação Banco do Brasil; capacitar produtores de frutas nativas e distribuir R$ 580 mill em equipamentos e utensílio, captados do “Projeto 17.223 – Rede de Produtores de Cambuci e Nativas da Mata Atlântica”- Ecoforte; criar a Rede de Ecomercado Mata Atlântica, uma estratégia para recuperar o Bioma e integrar social e economicamente seus habitantes; nos unimos a um coletivo de organizações para lançar a campanha Amazônia em Casa, Floresta em Pé, e mostrar outra face da floresta, que produz uma grande diversidade de ativos; lançamos a Campanha Safra do Cambuci 2021 com eventos para levar aos consumidores o fruto que esse ano espera uma safra recorde de 200 ton. e motivar os agricultores; e no PMANE criamos um compilado de Dicas Ambientais em Tempos de Isolamento, lançamos atividades para os alunos separarem os resíduos em casa, e estamos trabalhando em uma Formação de Educação para Sustentabilidade e na elaboração de um Almanaque Digital com Planos de Aulas para os professores e Experiências para os alunos.

Juntos seguimos apostando no desenvolvimento do potencial humano e no empreendedorismo que promove transformações na sua cadeia produtiva e no meio ambiente em que está inserido, gerando sustentabilidade ambiental, social e econômica!

Comente