PEQUENAS ATITUDES, GRANDES BENEFÍCIOS

O aquecimento global tem sido assunto recorrente nos últimos tempos. As principais causas do aquecimento global estão relacionadas, para a maioria dos cientistas, com as práticas humanas realizadas de maneira não sustentável, sem garantir a existência dos recursos ambientais para as gerações futuras. Assim, formas de degradação ambiental como a poluição do ar, da água, do solo, as queimadas e o desmatamento, estariam na lista dos principais elementos causadores das alterações climáticas.

Uma das consequências do aquecimento global, o aumento do nível do mar ocorre em função de dois fatores: De um lado, o aquecimento provoca a expansão térmica da água dos oceanos; De outro lado, o aquecimento leva ao derretimento de geleiras e calotas polares. A soma dos dois fatores faz com que suba o nível médio do mar.

Com base em dados de satélite dos últimos 25 anos, produzidos pela NASA e por diferentes institutos de pesquisas, verificou-se que o aumento do nível médio do mar subiu cerca de 2,5 milímetros por ano, na década de 1990. O aumento passou para aproximadamente 3,4 milímetros na atual década. Esse aumento se deve principalmente pelo derretimento das geleiras na Groenlândia e na Antártica.

Projeções realizadas por pesquisadores estimam que o aumento do nível do mar poderá chegar a até 65 centímetros em 2100, alto o suficiente para causar danos significativos em cidades costeiras ao redor do mundo. De acordo com dados do IBGE, 26% população brasileira vive em área litorânea. Essa população poderá ser atingida diretamente por esse fator climático. 

Através desse dado já é possível dimensionar o quão grave é a temática do aquecimento global. Engana-se quem pensa que somente empresas de grande porte, ou grandes quantidades de lixo acumulados, são os únicos causadores do aquecimento global. Ações corriqueiras, como por exemplo jogar os resíduos do óleo de cozinha usado diretamente na pia, tem efeito prejudicial ao meio ambiente, contribuindo para o aumento do aquecimento global. Ambientalistas afirmam que a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera, um dos principais gases que causam o efeito estufa, favorecendo assim, o aquecimento da terra.

O óleo de cozinha descartado incorretamente na pia chega aos oceanos por meio das redes de esgotos, que em contato com a água do mar passa por reações químicas que resultam na emissão do gás metano para a atmosfera.

Sabendo que essa ação comprovadamente aumenta o efeito estufa, um dos causadores do aquecimento global, é fundamental que a população seja orientada a fazer o descarte adequado do óleo de cozinha usado.

E nessa corrida contra o aquecimento global, as escolas de Embu das Artes estão a frente e fazendo a diferença. O Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), possibilitou só no primeiro semestre de 2019, a coleta de 4645 litros de óleo usado. 

 

O PMANE já alcançou 41 escolas, e tende a continuar crescendo cada vez mais, atingindo todos os munícipes, com o objetivo de coletar 100% do óleo de cozinha usado em Embu das Artes. 

Cada um que leva uma garrafinha, ainda que 500 ml de óleo usado, e descarta nos pontos de coleta, está contribuindo para a diminuição do aquecimento global. Não importa a quantidade de óleo, o importante é não jogar o óleo diretamente na pia, ralos ou ambiente. Com uma pequena atitude é possível fazer a diferença na luta contra o aquecimento global.

Em Embu das Artes, o PMANE tem o patrocínio dos Óleos Leve, da Imcopa. Conheça os pontos de coleta e saiba mais em https://bit.ly/2RHoajb.

 

Comente