Instituto Auá leva oficinas sobre produção agroflorestal para o Vale do Ribeira

O Vale do Ribeira é uma das áreas mais significativas de preservação da biodiversidade da Mata Atlântica no Brasil. Localizada no sul do estado de São Paulo e no norte do estado do Paraná, essa região abriga uma das maiores extensões contínuas de floresta atlântica remanescente. Ela é reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e possui uma diversidade biológica impressionante.

No entanto, a Mata Atlântica do Vale do Ribeira enfrenta diversos desafios, principalmente relacionados à pressão humana sobre o ambiente. O desmatamento, a expansão agrícola, a urbanização desordenada, a poluição dos rios e a caça ilegal são alguns dos principais problemas que ameaçam a integridade desse ecossistema único.

Apesar dos desafios, também apresenta grandes potencialidades. Seus valores ecológico e cultural são reconhecidos internacionalmente, o que abre oportunidades para o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis baseadas na conservação da natureza.

Dentro do âmbito do projeto Mata Atlântica nas Escolas, que se dedica a sensibilizar crianças e educadores da região, realizamos oficinas abordando temas como produção agroflorestal, manejo de recursos hídricos e conservação do solo, sempre enfatizando o desenvolvimento do potencial humano. Estas oficinas foram direcionadas aos agricultores familiares dos municípios de Juquiá e Tapiraí. A agrônoma e fundadora do Instituto Auá, Ondalva Serrano, e Gabriel Menezes, atual presidente, compartilharam os princípios da agroecologia e apresentaram exemplos bem-sucedidos de iniciativas, como a Rota do Cambuci, demonstrando produtos derivados de frutas nativas do bioma como soluções para a conservação ambiental e geração de renda.

Os encontros aconteceram nos sindicatos rurais destas cidades, nos dias 22 e 23 de fevereiro, com uma recepção muito amigável, gerando boas reflexões e aprendizados.

Comente