Celebrando a Safra do Cambuci: Potencialidades e Versatilidades de um Tesouro da Mata Atlântica

No Instituto Auá, um encontro marcante aconteceu no dia 7 de março, onde a Safra do Fruto Cambuci de 2024 foi celebrada e a campanha “Guardiões da Mata Atlântica” foi oficialmente lançada. Nessa reunião, promovida em parceria entre o Auá, a GreenKitchen e a JM Assessoria de Comunicação, diversos setores uniram-se em torno da conservação do bioma, destacando as potencialidades e versatilidades desse fruto nativo agroecológico.

O evento foi uma verdadeira celebração de experiências e conhecimento, onde participantes de diversos segmentos compartilharam suas trajetórias com o cambuci. Desde chefs renomados como Lu Rocha, do restaurante “Well Be”, que incorpora o fruto em suas criações, até empreendedores como Alexandre e Guilherme, da cervejaria Tábuas, que produzem uma cerveja de cambuci sob a marca Pomar. Não podemos esquecer também da Chef e Nutricionista Simone Valvassori, do Hotel Fazenda Capuava, que desenvolve cardápios exclusivos e ações de educação ambiental com base no cambuci.

O encontro teve ainda a participação de produtores locais, como o Milton Junior, representante do Arranjo Produtivo do Cambuci, que guiou os convidados por todo o processo de produção, desde o plantio, a colheita, a higienização e embalagem, até a logística de distribuição. Foi uma imersão nos bastidores desse fruto tão especial, evidenciando o cuidado e o esforço envolvidos em cada etapa até que ele chegue fresco aos nossos negócios e lares.

Essa celebração não foi apenas um marco para a safra do cambuci, mas também para o compromisso coletivo com a preservação da Mata Atlântica. Foi inspirador ver tantos empreendedores e parceiros unidos por uma causa nobre, mostrando que é possível promover o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. Que esse encontro seja apenas o começo de uma jornada incrível rumo à conservação do nosso patrimônio natural!

A Versatilidade do Cambuci em Diferentes Negócios e Indústrias

O cambuci não é apenas um fruto na culinária; é uma fonte de inovação em diversos setores. Desde a gastronomia até a indústria de cosméticos e bebidas, o cambuci tem sido incorporado de maneiras criativas, agregando valor aos produtos finais.

Na gastronomia, chefs têm explorado sua versatilidade em pratos doces e salgados, criando desde sobremesas sofisticadas até molhos para carnes e peixes. Além disso, empreendedores como os sócios da cervejaria Tábuas têm produzido cervejas artesanais com o toque único do cambuci, enquanto nutricionistas desenvolvem cardápios saudáveis com base nesse fruto singular.

A Mombora, por exemplo, desenvolve sachês de gel de carboidratos energéticos 100% naturais para atletas, misturando sabores como castanhas brasileiras e cambuci, mostrando que no setor de suplementos esportivos há uma grande oportunidade para difundir as funcionalidades nutricionais das frutas nativas e se diferenciar.

Na indústria de cosméticos, o cambuci é valorizado por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo utilizado em produtos para cuidados com a pele. E na fabricação de bebidas, como sucos e licores, o cambuci oferece um sabor autêntico e refrescante, conquistando cada vez mais consumidores.

No setor de hotelaria, o cambuci oferece um potencial excepcional para enriquecer a experiência dos hóspedes com um toque autenticamente brasileiro. Sua presença em cardápios exclusivos e ações de educação ambiental, não apenas promove a valorização da brasilidade e cultura local, mas também fortalece os laços comunitários ao apoiar a produção familiar. Ao integrar o cambuci em pratos e bebidas, os hotéis não só oferecem uma experiência gastronômica única, mas também contribuem para a preservação da Mata Atlântica e para o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras.

Já no setor hospitalar, o cambuci apresenta-se como um aliado valioso na promoção da saúde e do bem-estar dos pacientes. Rico em antioxidantes e vitaminas, como a vitamina C, o cambuci oferece benefícios nutricionais essenciais, fortalecendo o sistema imunológico e podendo auxiliar na recuperação de enfermidades. Além disso, sua presença em cardápios hospitalares não apenas diversifica as opções alimentares, mas também incentiva escolhas saudáveis e conscientes. Incorporar o cambuci na dieta hospitalar não só proporciona uma experiência culinária saborosa e nutritiva, mas também contribui para o cuidado integral e humanizado dos pacientes.

O Ciclo da Cadeia Produtiva do Cambuci: Impulsionando Impactos Positivos no Campo e na Cidade

A cadeia produtiva do cambuci é um elo entre a natureza, os produtores rurais e os consumidores finais. Começa com o cultivo agroecológico nas propriedades rurais situadas em faixas da Mata Atlântica, onde agricultores familiares se dedicam a cultivar e colher os frutos de forma responsável. Em seguida, os frutos são beneficiados em agroindústrias, onde são transformados em uma variedade de produtos, desde polpas até geleias e sucos. Por fim, esses produtos chegam aos consumidores através de festivais gastronômicos, restaurantes, lojas do varejo, produtos industrializados, entre outros.

Esse ciclo não apenas beneficia os produtores rurais, gerando renda, mas também tem impactos positivos nas comunidades urbanas. Ao promover o cultivo sustentável, o cambuci contribui para a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica, resgatando a fauna e a flora, bem como contribuindo para a conservação das águas. Além disso, sua popularização impulsiona o turismo gastronômico em regiões onde a fruta é cultivada, promovendo o desenvolvimento econômico local.

Desde o cultivo até o consumo, o cambuci promove uma cadeia produtiva que valoriza a biodiversidade e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico. Que possamos continuar apreciando e valorizando esse fruto único, enquanto trabalhamos juntos para conservar a nossa Mata Atlântica!

 

Comente