PMANE na Férias!

As férias de julho chegaram! Família reunida tem sempre aqueles pratos que agradam a todos: pastelzinho frito, coxinha, bolinho de chuva, batata frita, enfim, muitas frituras que a gente adora, mas que exigem o uso de óleo vegetal no preparo. A questão é o que fazer com esse óleo após o uso? 

Em Embu das Artes o Programa Meio Ambiente nas Escolas- PMANE continua firme mesmo nas férias. No primeiro semestre o programa foi um sucesso e foi muito bem aceito pela comunidade escolar. Mais de 4 mil litros de óleo foram coletados nesse período e tiveram uma destinação adequada. Os alunos, professores, comerciantes e familiares de alunos, foram sensibilizados e orientados sobre a forma correta de descarte do óleo de cozinha usado. 

Na Escola Municipal Jardim Magali, o programa foi muito bem recebido pelos alunos e professores. A diretora da escola, Laura Dantas falou da boa aceitação da proposta. “O projeto foi muito bem aceito em nossa escola, porque já temos um trabalho ambiental bem forte, bem consolidado com ações como coleta seletiva, composteira, horta etc. O projeto só veio somar ao projeto político pedagógico que a escola já desenvolve. Fizemos uma visita ao bairro com as crianças, já que a maioria vem de transporte escolar, aproveitamos para conhecer o bairro e para divulgar o projeto, distribuímos folders de conscientização da importância do descarte adequado. Conseguimos dois pontos de coletas no bairro e um apoio muito grande dos pais do conselho escolar. Achamos interessante que no início as pessoas trouxeram grande quantidade de óleo, o que já significa uma conscientização, elas não tinham onde descartar então guardavam, quando iniciou o projeto trouxeram para escola”. 

A conscientização é importante desde a primeira infância, por isso o professor Edson Cabral não mede esforços para passar seu conhecimento a seus alunos: “Esse projeto, pra mim, significa mudanças de hábitos e comportamentos. Hoje a saúde de uma pessoa não significa necessariamente somente o cuidado com o próprio corpo, mas com o meio ambiente também. Sempre gostei das questões ambientais, então estou participando bastante, visitando casas, comércios, conversando com a comunidade e focando bastante na conscientização do descarte adequado”.

Mesmo em período de férias, a coleta do óleo continua e para o segundo semestre, o Instituto Auá e a Preserva Recicla, idealizadores do Programa, juntamente com os parceiros como as Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Turismo e Cultura, tem se reunido a fim de planejarem as ações de fortalecimento e a expansão do programa dentro do Munícipio de Embu das Artes.

*Em Embu das Artes, o PMANE tem o patrocínio dos Óleos Leve, da Imcopa. Conheça os pontos de coleta e saiba mais em https://bit.ly/2RHoajb.

 

Comente