Transição para a Sustentabilidade na RBCV – O papel dos Agentes Socioambientais

O Instituto AUÁ é parceiro histórico da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de SP e foi convidado para apresentar sua experiência positiva de mais de 22 anos neste território, durante o evento “Transição para a Sustentabilidade e o papel dos agentes socioambientais”, organizado pela Universidade de Innsbruck e seu programa ENESUS, junto ao Instituto de Estudos Avançados IEA-USP. O ENESUS vem realizando uma importante pesquisa sobre as 5 Reservas de Biosfera periurbanas no mundo, entre elas a RBCV!

Confira os vídeos do evento. O Instituto AUÁ tem sua fala aos 1h10min da Parte 2.

 

 

O workshop foi o segundo encontro do projeto ENESUS, desenvolvido em parceria com o departamento de geografia da Universidade de Innsbruck, que tem foco na Reserva da Biosfera. O projeto visa identificar as iniciativas sustentáveis nesse território e a contribuição da Reserva da Biosfera nesse processo. Foram mapeadas diversas iniciativas socioambientais na Reserva da Biosfera que tratam com temas relacionados à agricultura urbana, a biodiversidade, a educação ambiental, soluções urbanas, negócios com foco na sustentabilidade entre outros.

Foram apresentados os resultados do mapeamento assim como  a participação de algumas dessas iniciativas que apresentaram seus projetos. Ao final teve um espaço para diálogo e trocas entre as iniciativas e os participantes poderem fortalecer as suas ações.

 

Comente