Coleta de Óleo de Cozinha Usado em Cotia mostra avanços permantes

Recuperar o óleo de cozinha usado na região da Grande São Paulo é um desafio, pois se não houver um lugar próximo à sua residência, dificilmente as famílias encaminham o resíduo para reciclagem. Por isso, o Programa Meio Ambiente nas Escolas tem surgido como uma alternativa valiosa em municípios como Cotia, unindo educação ambiental com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em cada escola do município. A campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola” toca direto o cidadão e, somente entre julho de 2018 e junho de 2019, foram coletados 6.034 litros na cidade, com a união de 59 escolas.

A iniciativa da Preserva Recicla, Instituto AUÁ e Óleos Vila Velha, superou a meta de coleta de 4.000 litros para este mesmo período, evitando a contaminação de milhões de litros de água. E, principalmente, o número de escolas ativas, que solicitam regularmente a coleta do óleo de cozinha usado, mais que dobrou. Já existem hoje 84 Pontos de Entrega Voluntária nas escolas de Cotia integrantes do Programa Meio Ambiente nas Escolas e, desses PEVs, 41 foram criados no último ano.

O diferencial do programa é envolver alunos, professores, familiares e estabelecimentos comerciais da comunidade com a promoção da educação ambiental nas escolas, pois a renda obtida com a venda do óleo de cozinha usado, retorna para as Associações de Pais e Mestres (APMs) desenvolverem projetos.

Alguns dos pontos de coleta do PMANE

 

“Houve muitos avanços e também desafios. Por exemplo, em meados desse semestre 25 novas escolas municipais e estaduais solicitaram adesão ao programa, o que é um resultado a ser destacado, visto que sua participação em Cotia não é obrigatória, ficando a cargo do gestor aderir ou não”, conta Carol Cotrim, educadora ambiental do Instituto AUÁ. De fato, a relação de parceria com as escolas está se estruturando cada vez mais, existindo abertura dos gestores para planejarem junto com a educadora do PMANE atividades que aumentem o envolvimento da comunidade escolar.

Já o desafio mais marcante é a extensão territorial do município, que é grande, dificultando as visitas e a viabilização de mais encontros e trocas entre os gestores.“Mas o acompanhamento feito nas escolas favorece as ações que possibilitam a coleta e reciclagem do óleo de cozinha usado de forma crescente e permanente”, destaca Carolina.

O programa é uma iniciativa da Preserva Recicla, Instituto AUÁ, Óleo Vila Velha, em parceria com a Sabesp, Diretoria de Ensino Regional, Prefeitura Municipal e Óleo Sustentável.

Comente