Programa Meio Ambiente nas Escolas marca presença no 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental

Evento reuniu iniciativas de transformação social voltadas ao meio ambiente, como a reciclagem do óleo de cozinha

 

O Programa Meio Ambiente nas Escolas participou do 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental, que aconteceu nos dias 8 e 9 de Novembro, no Parque Gabriel Chucre, em Carapicuíba. O evento foi realizado em parceria com as cidades de Carapicuíba, Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba.

 O simpósio contou com a participação de educadores ambientais das esferas pública e privada, entidades sociais, instituições de ensino e sociedade civil. A participação do Programa Meio Ambiente nas Escolas é uma realização do Instituto Auá e da Preserva Recicla, em parceria com a Sabesp, Óleo Concórdia, Óleo Vila Velha, Óleo Sustentável e a Prefeitura de Carapicuíba por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

 O stand do Programa Meio Ambiente nas Escolas dentro do simpósio era formado por uma passarela que mostrou o caminho percorrido pelo trabalho, apresentou imagens do projeto ao longo dos ano, realizado nas escolas de Carapicuíba e Cotia; reuniu alguns dos mascotes feitos nas unidades escolares e uma brincadeira onde as pessoas tinham que fazer “cestas”, acertando as bolinhas de óleo na bombona. Quem acertou pôde levar para casa um massageador de mão em formato de gotinha de óleo.

No final desse caminho, uma instalação da Sabesp mostrou o ciclo que a água percorre quando sai pelos ralos e até chegar às nossas torneiras. Além disso, os patrocinadores do programa estiveram presentes conversando com a população sobre a reciclagem do óleo de cozinha e a importância do programa para a preservação das nossas águas. Outra surpresa foi a participação do Thomaz, o mascote da EMEI Thomazia Aijoster Montoro, de Carapicuíba, presente em boa parte do evento para conversar e tirar fotos com a população.

 No simpósio, o público pôde visitar três espaços: o Pavilhão de Eventos, com palestras e o encontro da Rede de Educação Ambiental da Região Metropolitana de São Paulo; o Pavilhão de Educação Ambiental, com o Cine Sala Verde, resgate de orquídeas, oficina de cachepôs e apresentação de trabalhos; e a Feira de Expositores, com oficinas sobre qualidade de vida, jogos e dança, adoção de animais, atividades lúdicas, compostagem doméstica, entre outras.

 

Comente