O caminho do óleo

Que o óleo deve ser reciclado já não é mais novidade! Mas o que é feito com o óleo que é entregue nas escolas?

A conscientização acerca do descarte adequado do óleo de cozinha usado, é o primeiro passo para as mudanças de hábitos e principalmente a interferência direta no meio ambiente em que vivemos. Passado esse primeiro momento de conscientização, é muito importante saber exatamente o que acontece com o óleo que você descarta nos pontos de recolhimento. 

No caso das escolas do município de Embu das Artes, por exemplo, o óleo descartado é recolhido pela empresa Preserva Recicla de Óleo Vegetal, e transformado em matéria prima para a produção de biodiesel. Primeiramente será feita uma filtragem para tirar todas as impurezas do óleo e assim ser transformado em matéria prima para a produção do biodiesel. 

A maioria dos veículos movidos a diesel utilizam o óleo Diesel, um derivado da destilação do petróleo bruto, como combustível. Porém, são várias as vantagens do biodiesel de óleo de fritura (sim, aquele que usamos em casa) em relação ao diesel de petróleo. O biodiesel derivado do óleo de cozinha usado, é  renovável e isento de enxofre, e pode ser usado em motores diesel sem necessidade de adaptação dos veículos. Além disso, apresenta maior lubrificamento, acarretando maior vida útil do motor, e polui 80% menos, emitindo menos gases de efeito estufa. 

O biodiesel é um combustível biodegradável e derivado de fontes renováveis, com significativo potencial de contribuição para a melhoria dos parâmetros associados à qualidade ambiental. Sua utilização como combustível apresenta várias características positivas em relação às emissões de gases de efeito estufa. Além dos benefícios ambientais, a inserção do biodiesel na matriz energética brasileira, possibilita a criação de novos mercados associados à sua cadeia de produção, agrega valor às matérias-primas, gera empregos e reduz as importações de óleo cru e óleo diesel refinado, entre outros impactos positivos.

Agora que você já sabe o que é feito com o óleo de cozinha que você deixa na escola, não perca mais tempo, compartilhe essa ideia com seus familiares, amigos e vizinhos. Vamos aumentar a quantidade de reciclagem de óleo, além de ajudar a escola, você estará ajudando o meio ambiente.  

Em Embu das Artes, o PMANE tem o patrocínio dos Óleos Leve, da Imcopa. Conheça os pontos de coleta e saiba mais em https://bit.ly/2RHoajb.

Comente