PMANE coleta mais de 11 mil litros de óleo de cozinha usado em Embu das Artes

Aconteceu no último dia 12, o evento de certificação do PMANE- Programa Meio Ambiente nas Escolas – em Embu das Artes. O evento, realizado no Centro Cultural Mestre Assis, foi um sucesso, contou com lindas apresentações de algumas escolas e também com a premiação oferecida pela Secretaria de Meio Ambiente às três escolas que cumpriram requisitos pré-estabelecidos, e é claro com a certificação de todas as escolas participantes do programa.  

O evento não foi apenas para certificar e premiar as escolas, mas também para tornar público a quantidade de óleo de cozinha usado coletado em Embu das Artes. O Programa iniciou com o objetivo de ter 25 escolas participantes, para coletar 6.000 litros de óleo. No decorrer do ano, mais 16 escolas aderiram ao programa, totalizando 41 escolas que juntas coletaram 11.790 litros de óleo.  A supervisora da Imcopa Edicléia Paschoal, diz ter ficado muito feliz com o resultado do Programa em Embu: “é uma cidade que se destaca porque as secretarias se uniram, ganhando força no Programa e superando nossas expectativas, estamos muito felizes com o resultado”. 

O secretário de educação prof. Pedro Ângelo, ressaltou a importância da implantação do PMANE em Embu, que só veio somar com outros projetos que já acontecem no município. Segundo Pedro, o programa veio num momento importante para o município, já que estão em fase de construção do currículo municipal e tendo em vista o fato de Embu estar em uma área de mananciais, essa iniciativa é fundamental como perspectiva de crescimento e desenvolvimento da cidade. O secretário ainda enfatizou que, hoje na nossa perspectiva enquanto cidadão, como planeta, passa obrigatoriamente pela educação ambiental, então se nos formarmos essas crianças com essa concepção do consumo consciente, da reutilização, da redução do lixo, do descarte adequado do óleo de cozinha usado, com certeza teremos um futuro diferente. Estamos vivendo um momento onde discussões  sobre as mudanças climáticas, estão tomando grandes proporções, mesmo que haja um movimento do poder econômico de se sobrepor a essas discussões , elas resistem justamente pela importância desse debate para o futuro do nosso planeta, e consequentemente isso se torna cada vez mais urgente e necessária, a educação ambiental para nossas crianças. 

O secretário de meio ambiente, Walter Ribeiro, também ressaltou a importância do PMANE em Embu das Artes: “nós aqui em Embu temos uma preocupação muito grande com o meio ambiente, então o PMANE só veio somar aos projetos que já temos em andamento. E o resultado nos deixa muito felizes, afinal são 11.790 litros que não foram descartados nos esgotos de Embu, isso é muito bom, nos sentimos muito honrados em fazer parte disso. Esse é o objetivo da secretaria do meio ambiente do nosso governo, fazer a diferença, educar as crianças no sentido de que as nossas ações hoje irão influenciar no futuro do planeta”. 

Todas as escolas receberam certificação pela participação. Outras três escolas receberam uma premiação oferecida pelo secretário de meio ambiente, para isso foram avaliados alguns critérios como cantinho do óleo, mascote, atividade socioambiental, entre outros, o que foi muito positivo, já que as escolas tiveram que ter um grande envolvimento, inclusive com a comunidade local e   comerciantes. Os prêmios oferecidos serão escolhidos pelas escolas de acordo com a necessidade de cada uma. A grande vencedora foi a EM Mellone, seguida por EM Nilza Prestes e EM Dom José.

O ano de 2019 termina com a sensação de dever cumprido, 11.790 litros de óleo usado foram coletados e deixaram de ir para o esgoto de Embu das Artes, o meio ambiente agradece. 

*Em Embu das Artes, o PMANE tem o patrocínio dos Óleos Leve, da Imcopa. Conheça os pontos de coleta e saiba mais em https://bit.ly/2RHoajb

Comente