Tendência na gastronomia que valoriza ingredientes brasileiros, os frutos nativos vão bem em receitas variadas: doces, salgados e bebidas.
O paladar inesquecível do fruto símbolo da Mata Atlântica serve a preparos culinários diversificados: sucos, cremes, sobremesas e pratos principais.
O gosto delicado da natureza em sorvetes que propiciam bem-estar e saúde, nos sabores: Jabuticaba, Cambuci, Uvaia e Juçara com Banana.
A diversidade da floresta em mudas cultivadas por guardiões de árvores da Mata Atlântica: Cambuci, Uvaia, Araçá, Araucária, Pau-Brasil, Juçara, entre outras.
Cambuci: Rico em vitamina C e antioxidantes, o fruto é recheado de história e tradição em São Paulo, nascendo das mãos de pequenos agricultores da Serra do Mar Paulista.
Jerivá: Palmeira nativas comum nas cidades, seus coquinhos estão sendo redescobertos como fonte de ômega 3, 6 e 9, por meio da polpa doce em receitas.
Grumixama: Com sabor tão intenso quanto o da Jabuticaba, o fruto é plantado na Serra do Mar, recupera a mata, e reverte em receitas coloridas e de paladar exclusivo.
Uvaia: Seu perfume delicado enriquece doces e bebidas, oferecendo ainda vitamina C e A, recuperando ainda a paisagem da Serra do Mar junto a outras nativas.
Araçá: Rosa, vermelho, amarelo… os vários tipos do fruto semelhante à goiaba ganham cardápios especiais e ainda fornecem vitamina A, B e C e antioxidantes.
Juçara: O “Açaí da Mata Atlântica” alimenta a fauna da floresta e as pessoas, com enorme potencial de mercado e alto teor de ferro, potássio e antocianina.
“O público está cada vez mais curioso sobre o que é nacional, exclusivo e saudável, por isso a importância de trabalhar o Cambuci. Sou do Grande ABC, área original do Cambuci, e tenho satisfação em mostrar que é uma espécie nativa. Lembro que o interesse pelo fruto é uma maneira de ajudar a preservar nossos biomas, sem derrubar as árvores de dentro da mata”
“Fizemos testes com o Cambuci, e o sorvete do fruto já faz mais sucesso que os sabores de frutas convencionais, como o papaia ou o maracujá. Também aproveitamos para divulgar o bairro do Cambuci e a importância da recuperação da Mata Atlântica, um cliente até brincou ‘fui apresentado a um fruto brasileiro por italianos”
“Os clientes do Apfel são interessados nos ingredientes brasileiros, sempre perguntam se é natural, orgânico, e muitos já ouviram falar do. Aí aproveito para explicar mais, que é um fruto nativo de São Paulo, da Mata Atlântica, e o público se mostra aberto e disposto a provar novos sabores”
“Em qualquer prato, desde a origem dos peixes, frutos e vegetais, viso o conceito de testar o que é brasileiro e trabalhar com gente, a história das pessoas por trás do ingrediente. O Cambuci é parte da história do Brasil!”
“O Cambuci é espetacular. Criei o smotthie cremoso só com o fruto e base de suco de maçã para sentirmos o gosto peculiar do Cambuci! O público aprova o sabor, aí continuam pedindo.”
“Por ser um fruto nativo, o Cambuci vem se tornando um meio de envolver o público com receitas acessíveis e naturais, baseadas numa alimentação saudável, que podem ir de uma simples vinagrete de Cambuci até um cheese cake mais elaborado com a geleia perfumada pelo aroma da Mata Atlântica”