Economia Verde na Mata Atlântica

Semeando Economia Verde na Mata Atlântica

​Trazer de volta a Mata Atlântica de onde ela foi retirada, gerando renda para a agricultura familiar. Este é o objetivo do projeto Semeando Economia Verde na Mata Atlântica, que até 2023 irá plantar 50 mil mudas de espécies nativas com potencial econômico em pelo menos 30 hectares de terra de 13 municípios nas Bacias do Alto Paraíba e Alto Tietê no estado de São Paulo.

O projeto, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e viabilizado pelo Grupo Verde Consórcios BB, começou em agosto deste ano e está em fase de início do plantio das mudas em diversas propriedades rurais. A equipe técnica realizou o cadastramento de 49 sitiantes, o estudo das áreas, o tratamento e a preparação dos solos.

A ideia é aplicar a metodologia de Sistemas Agroflorestais (SAFs) “Pomares Mata Atlântica”, desenvolvida pelo Instituto Auá que prevê o Manejo Agroecológico com no mínimo 70% de espécies nativas e 2 culturas principais por estação do ano, com o potencial para geração de renda a partir do 6º mês de implantação e consorciamento de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas.

O projeto oferece aos participantes o  acompanhamento técnico para o plantio e manejo, oficinas de capacitação, preparo e análise do solo, insumos minerais (fosfato e calcário), composto orgânico, mudas nativas e exóticas, sementes, inoculantes e alguns equipamentos para plantio.

Além disso, o Instituto Auá vai realizar a articulação comercial com o mercado e a quantificação do sequestro de carbono.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

bb-mudas

Comente