Consumir produtos nativos sustentáveis da Mata Atlântica permite geração de renda para os agricultores e conservação da floresta nativa…

 

Fazer as espécies da Mata Atlântica chegarem ao alcance das pessoas é um meio para a conservação da enorme biodiversidade desse bioma. Esta é a missão do Empório Mata Atlântica, responsável por revelar nossa riqueza natural em produtos únicos ao consumidor, que ajudam a trazer de volta a floresta original.

Cambuci, Uvaia, Araçá, Juçara e PANC viram produtos sustentáveis, comercializados em uma ampla rede de comércio justo e solidário, que contribui para a construção de um novo Ecomercado.

 

Produtos Sustentáveis do Bioma

Os produtos do Empório Mata Atlântica têm origem em comunidades que mantêm estreita relação com a natureza. São famílias de agricultores da região da Serra do Mar que cultivam os frutos em sistemas agroflorestais, de forma totalmente natural, recuperando a biodiversidade e obtendo renda do trabalho na terra, além de restaurar áreas exploradas por monoculturas, gado ou eucalipto no passado.

O consumo desses produtos estimula uma cadeia de sustentabilidade. Chefs de cozinha, gestores públicos, bares e restaurantes, proprietários rurais e consumidores já podem escolher esses sabores e as mudas nativas para seu negócio e sua cozinha.

Fruto Congelado
4Kg, 1Kg e 500g

Tendência na gastronomia que valoriza ingredientes brasileiros, os frutos nativos vão bem em receitas variadas: doces, salgados e bebidas.

Polpa de Cambuci
Tamanhos variados

O paladar inesquecível do fruto símbolo da Mata Atlântica serve a preparos culinários diversificados: sucos, cremes, sobremesas e pratos principais.

Picolés Artesanais
Sabores da Mata Atlântica

O gosto delicado da natureza em sorvetes que propiciam bem-estar e saúde, nos sabores: Jabuticaba, Cambuci, Uvaia e Juçara com Banana.

Mudas Nativas
Tamanhos variados

A diversidade da floresta em mudas cultivadas por guardiões de árvores da Mata Atlântica: Cambuci, Uvaia, Araçá, Araucária, Pau-Brasil, Juçara, entre outras.

 

A indústria de alimentos está descobrindo o potencial de incorporar as frutas nativas em produtos de alta qualidade, que priorizam a saúde e a divulgação da biodiversidade brasileira. Você pode fazer parte dessa rede comprometida com produtos sustentáveis que são tendência no mercado, respeitando a natureza, o produtor e o consumidor.

Descubra esses ingredientes naturais e com alto valor nutricional!

Entre em contato com o Empório Mata Atlântica

 

 

Contatos Comerciais

emporiomataatlantica@aua.org.br
(11) 3681-8433
(11) 99643-2597

MERENDA ESCOLAR

O Cambuci do Instituto AUÁ é fonte de nutrição e conhecimento em escolas, por meio da oportunidade das prefeituras atenderem a cota da agricultura familiar da alimentação escolar!

O fruto já faz parte do cardápio de dezenas de escolas em municípios como Caraguatatuba e Itapecerica da Serra, permitindo a educadores, merendeiras e alunos valorizarem um alimento nativo de sua região. Além disso, o AUÁ oferece ainda oficinas educativas e de elaboração de receitas fáceis, saudáveis e saborosas em parceria com as nutricionistas locais.

Conhecendo as Frutas Nativas da Mata Atlântica

Cambuci: Rico em vitamina C e antioxidantes, o fruto é recheado de história e tradição em São Paulo, nascendo das mãos de pequenos agricultores da Serra do Mar Paulista.

Jerivá: Palmeira nativas comum nas cidades, seus coquinhos estão sendo redescobertos como fonte de ômega 3, 6 e 9, por meio da polpa doce em receitas.

Grumixama: Com sabor tão intenso quanto o da Jabuticaba, o fruto é plantado na Serra do Mar, recupera a mata, e reverte em receitas coloridas e de paladar exclusivo.

Uvaia: Seu perfume delicado enriquece doces e bebidas, oferecendo ainda vitamina C e A, recuperando ainda a paisagem da Serra do Mar junto a outras nativas.

Araçá: Rosa, vermelho, amarelo… os vários tipos do fruto semelhante à goiaba ganham cardápios especiais e ainda fornecem vitamina A, B e C e antioxidantes.

Juçara: O “Açaí da Mata Atlântica” alimenta a fauna da floresta e as pessoas, com enorme potencial de mercado e alto teor de ferro, potássio e antocianina.

Saiba Mais na publicação que detalha os frutos de nosso bioma!

Baixe Aqui

Últimas Notícias

A Voz de quem já usa...

Premiações


2017

1º lugar, na Categoria Natureza, no prêmio Von Martius de Sustentabilidade, com o projeto “Cambuci, Mata Atlântica e Ecomercado”.


2017

2º lugar no Desafio Ambiental – Inovação e Empreendedorismo em Restauração Florestal – WWF Brasil, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.


2016

1º lugar entre startups de gastronomia sustentável no Concurso “Mesa Aposta” da revista Prazeres da Mesa, no evento MESA SP

Clientes e Parceiros

O Empório Mata Atlântica e os ODSs