Empório Mata Atlântica

“Consumir produtos nativos sustentáveis da Mata Atlântica permite geração de renda para os agricultores e conservação da floresta nativa”.


O que é

O Empório Mata Atlântica faz o elo entre produtores e consumidores finais, realizando a distribuição de produtos nativos do bioma. Eles vêm diretamente da Serra do Mar, cultivados de forma natural, sem agrotóxicos, em áreas já exploradas por monoculturas, gado e eucalipto no passado. Cambuci, uvaia, araçá ou juçara são alguns desses frutos que recuperam a floresta, com amplo potencial para um comércio justo e solidário.


Objetivo

Ao realizar a comercialização na cadeia produtiva de frutos nativos, o Empório Mata Atlântica permite a geração de renda para os agricultores familiares e a preservação da mata nativa.
No caso do Cambuci, os produtores estão organizados em um arranjo produtivo sustentável, que inclui o armazenamento, processamento e ampliação da produção. A seguir, o Empório opera na comercialização e distribuição do Cambuci congelado e da polpa processada voltados ao consumidor final, investindo na abertura de mercados mais sustentáveis, com benefício direto ao produtor.


Público

Estabelecimentos comerciais (restaurantes, padarias, bares, hotéis, lojas de produtos orgânicos, sorveterias, entre outros) e indústria alimentícia.

publico2-rg


Resultados

A venda de produtos nativos cria uma cultura de consumo sustentável, que acaba por viabilizar a recuperação do bioma mais ameaçado do país, a Mata Atlântica, por meio da agricultura familiar e de base agroecológica.

O Empório Mata Atlântica impacta no desenvolvimento sustentável, ao investir em espécies de amplo potencial para a gastronomia e para a diversificação da dieta alimentar da população.

A expectativa é trabalhar com uma safra de 50 toneladas de Cambuci congelado em 2016.

Para adquirir produtos sustentáveis da Mata Atlântica, entre em contato com emporiomataatlantica@aua.org.br

Últimas Notícias

Depoimentos

Equipe

Parceiros