Unicafes traz para o mercado paulista alimentos da agricultura familiar, muitos produzidos por mulheres e com selo de origem

Escoar a produção das cooperativas filiadas a Unicafes,  do Estado de Minas Gerais, estão entre os principais objetivos da entidade como integrante do Trilhas para São Paulo

O Trilhas para São Paulo é um projeto que visa facilitar a comercialização de produtos oriundos dos seis biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal – para o Estado de São Paulo, com enfoque na região Metropolitana. O projeto é resultado da parceria entre o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e o Instituto Conexsus – Conexões Sustentáveis -, que vão oferecer uma série de vantagens para aproximar os fabricantes de produtos agroecológicos, feitos de forma artesanal, do mercado paulista.

Os produtos da Unicafes que serão comercializados em São Paulo

São cerca de 20 produtos alimentícios com Selo de Origem como Produto Regional de Minas Gerais, que a Unicafes lança para o mercado paulista, entre eles café grão mineiro 100% arábica 500g, mel florada silvestre 200g, feijão carioca 1kg, fubá de milho 1kg, polpa de maracujá 100g, polpa de goiaba 100g, leite tetrapak 1l, açúcar mascavo 500g, barrinhas de bananinha 300g, biscoito 100 g, polvilho azedo 1kg, farinha de mandioca.

Para Marcos Vinícius Andrade Gomes, Assessor de Assuntos Estratégicos da Unicafes, “o objetivo com a participação no trilha é no curto prazo acessar mercados, em médio prazo qualificar os produtos, e em longo prazo otimizar a supply chain no eixo Minas-São Paulo e quem sabe promover intercooperação com outros estados. Estamos disponibilizando aproximadamente 20 itens para o Trilhas para São Paulo, com a diversidade de itens vem a diversidade de conceitos, que refletem a diversidade que é Minas Gerais, nesse espectro temos produtos produzidos exclusivamente por mulheres, tempos produtos fruto do agro extrativismo do cerrado, produtos beneficiados nos moldes tradicionais e artesanais, de forma geral o que a federação UNICAFES Minas leva para a mesa do cliente é a produção da agricultura familiar mineira”.

A Unicafes – União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – do Estado de Minas Gerais, está no mercado há três anos, conta com 34 cooperativas filiadas que refletem aproximadamente 5.000 agricultores e atua em todo estado de Minas Gerais.

Saiba Mais em: www.unicafes.org

O passo a passo do Trilhas de São Paulo

Uma das primeiras ações foi a realização de uma conversa de alinhamento das expectativas com cada um dos negócios comunitários com a solicitação de um levantamento da disponibilidade. A ideia era entender a capacidade de produção e quais produtos poderiam ser comercializados no mercado paulista. “Precisávamos conhecer os negócios comunitários selecionados, a capacidade produtiva e de infraestrutura de cada um e o funcionamento da logística de cada um deles para São Paulo, visando o atendimento dos pedidos agenciados e de distribuição via Instituto Auá”, comenta Maurício Santos, Coordenador de Gestão do Instituto AUÁ.

Para Gabriel Menezes, presidente do Instituto Auá, “o Trilhas para São Paulo é uma excelente oportunidade de expansão do trabalho que o Instituto já realiza com os produtores artesanais do Bioma Mata Atlântica, alcançando agora os demais biomas brasileiros, a abertura de novos canais de vendas para os produtos da sociobiodiversidade brasileira, fortalecendo as organizações integrantes da Iniciativa proporcionando aos consumidores o acesso a alimentos saudáveis, sustentáveis e de origem”.     

Pedro Frizo, Líder de Assessoria a Negócios Comunitários da Conexsus, destaca: “Temos grandes expectativas quanto aos futuros resultados e aprendizados do Trilhas para São Paulo, uma vez que entendemos que a iniciativa vai muito além da comercialização em si. Esperamos que ela contribua para a formação de uma rede de parceria comercial entre negócios comunitários e estabelecimentos comerciais e industriais em São Paulo, promovendo a diversificação de mercados para cooperativas e associações e reduzindo os custos de acesso destes negócios à maior metrópole brasileira. Por outro lado, esperamos que essa iniciativa contribua também para ampliar o acesso a alimentos saudáveis no município, de produção sustentável e que tenham impacto positivo sobre a conservação dos biomas. Vale ressaltar que acreditamos que ações como essa podem ser escalonadas e aplicadas em outros contextos urbanos como solução possível para uma melhor conexão de empreendedores e empreendimentos do campo e da floresta com a cidade”.

Em fevereiro foi realizado o encontro inicial coletivo virtual com todos os negócios comunitários selecionados. A reunião foi conduzida pela Equipe do Instituto Conexsus e teve como objetivo o compartilhamento dos objetivos gerais, desafios e perspectivas futuras do projeto, considerando o contexto local de cada negócio comunitário e a entrada no mercado de São Paulo.

Entre em contato com a equipe comercial: 11 97174-2456

Encontre os produtos nas lojas online do Instituto Auá: https://linktr.ee/InstitutoAUA

Comente