Paulistas terão livro inédito sobre agricultores da maior feira orgânica da capital, no Parque da Água Branca

O Instituto Auá acaba de apoiar a campanha da AAO – Associação de Agricultura Orgânica para a realização do livro “Guardiões Orgânicos – histórias dos agricultores da Feira da Água Branca”. Isso porque acredita que esse tipo de publicação irá permitir às pessoas fazerem a conexão com a origem dos alimentos saudáveis, ao mesmo tempo que fortalece aqueles que produzem com base na agroecológia e a favor da natureza.

Será que os consumidores da Feira do Parque da Água Branca – maior feira orgânica da cidade- já pararam para pensar como esses alimentos são produzidos e que o conhecimento dos agricultores sobre a terra impacta diretamente em mais qualidade de vida?

A publicação está sendo produzida por meio de uma campanha de arrecadação coletiva, onde os cidadãos podem doar diretamente para o projeto acontecer e sentirem-se parte da realização do livro (www.kickante.com.br/guardioesorganicos). Por trás do texto, emergem experiências únicas dos pequenos agricultores: seu papel no esforço de conservar a agricultura, persistência, histórias de vida, desafios da produção e descobertas importantes no campo.

A AAO destaca que não é preciso mais informações técnicas sobre os produtos, contidas em rótulos e selos, mas uma nova narrativa sobre quem faz, como e onde os alimentos são produzidos, permitindo escolhas de compra mais conscientes.

O livro traz 12 histórias dos guardiões orgânicos, com imagens do universo das propriedades, e será distribuído gratuitamente na Feira da Água Branca, onde os agricultores mantém contato direto com o público.

Como o agricultor João Flores e sua família transformaram a propriedade em Caucaia do Alto (SP) em um modelo de prosperidade agrícola, impulsionados pela venda na feira; as descobertas do agricultor José Carlos Gonçalves, de Ibiúna (SP), sobre as plantas comestíveis consideradas mato, que hoje conquistam o consumidor; ou os saberes dos produtores João Fontes e Nereide Basso, de Jundiaí (SP), sobre o cultivo de frutas orgânicas, trazido de seus parentes do norte da Itália, estão entre o conteúdo da publicação.

Esta é mais uma iniciativa que visa enfrentar o atual modelo de produção de alimentos, baseado no uso de agrotóxicos e na expulsão do agricultor do campo, onde poucas empresas dominam o mercado do que comemos.

E vale lembrar que as doações para o livro revertem em recompensas inéditas para o público, como camisetas e ecobags, cestas orgânicas e mesmo vivências nos sítios dos produtores.

Doe agora e participe: www.kickante.com.br/guardioesorganicos

Assessoria de imprensa – Heloisa Bio – C. 11 99748-3051 – heloisa.bio@aua.org.br


A AAO – Associação de Agricultura Orgânica trabalha com centenas de produtores orgânicos, coordenando as principais feiras desse tipo na capital, como no Parque da Água Branca e do Villa Lobos, além de atuar por sua estruturação no campo, pela certificação e garantia de origem desses alimentos. Luta para mostrar que orgânicos não são produtos de luxo, que atendem só um nicho elitizado do mercado, mas algo acessível no dia a dia da população. A associação possui 28 anos de história e posiciona-se hoje como uma das principais lideranças do movimento orgânico quanto a democratizar o acesso a esses alimentos.

Liderou a articulação pela Lei da Alimentação Escolar Orgânica em São Paulo, mostrando que esta é a principal política indutora da produção, devendo atender até 2 milhões de refeições dia em 11 anos, e vem influenciando políticas públicas em diversos fóruns decisórios, como Consea-SP, Câmara Setorial da SAA, Frente Ondalva Serrano da Alesp, Plataforma de Apoio à Agricultura Orgânica, entre outros.

Comente