IDEC e movimento Salvem a Praça Nova Lapa são parcerias inéditas do Instituto Auá na mobilização de grupos locais

Com a Virada Sustentável de 2015 e sua proposta de ocupação dos espaços públicos da cidade, o Instituto Auá inaugurou uma parceria importante com o movimento Salvem a Praça Nova Lapa ao criar uma intervenção com oficina de plantio e ações educativas na praça. Mais de 70 pessoas, entre moradores, artistas, entidades do bairro e técnicos da UBS, envolveram-se com a revitalização do espaço, “adotando” cada vez mais este ponto para práticas permanentes de cuidado e proteção da área.

O Instituto Auá tornou-se parceiro constante do Salvem a Praça Nova Lapa e já apoiou outras mobilizações, como a de brincadeiras tradicionais com a comunidade, no final de outubro. Crianças e adultos vivenciaram jogos e brincadeiras simples, do taco e peteca, até a bolinha de gude e a criação de “bombas de sementes”.

Aos poucos, o envolvimento do público da Lapa com o Instituto Auá vem crescendo, incluindo formações como a da parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) que levou aos técnicos da UBS e moradores do bairro a oficina do programa “Educação Financeira”, em novembro, na sede do Instituto.

A parceria com o IDEC também vem se fortalecendo com a campanha “+ Orgânicos”, que pretende informar a população sobre os benefícios dos alimentos orgânicos e agroecológicos versus os prejuízos dos alimentos produzidos com veneno. O Instituto Auá participou das oficinas para criação do escopo da campanha e no final de novembro será parceiro de uma oficina do IDEC, para sensibilizar crianças da EMEI Rodolfo Trevisan, na Vila Ribeiro de Barros, sobre alimentação saudável, cedendo o Cambuci para atividades lúdicas, além de orientações do técnico Hamilton Trajano, da Rota do Cambuci, para implantar hortas escolares.

Oficina do programa “Educação Financeira”

Oficina “Brincadeiras Tradicionais na Praça Nova lapa”

Oficina “A praça é um jardim e esse jardim é seu”

Comente