Objetivo
“A Rota do Cambuci é uma impulsionadora de uma nova visão de mercado sustentável, que vai além do festival, e promove novos produtos, concursos e ações. Em Salesópolis permitiu a criação de mais de 300 receitas a base de cambuci e vem possibilitando o desenvolvimento da gastronomia, que atrai turistas. Assim, o cambuci permite a mobilização econômica e social de uma região que busca sua identidade”
“Por ser um fruto nativo, o Cambuci vem se tornando um meio de envolver o público com receitas acessíveis e naturais, baseadas numa alimentação saudável, que podem ir de uma simples vinagrete de Cambuci até um cheese cake mais elaborado com a geleia perfumada pelo aroma da Mata Atlântica”
“Descobri aos poucos que tenho dom para a cozinha e hoje fico dividida pois também gosto de trabalhar com as mudas no campo, porém a demanda pelos produtos de Cambuci está crescendo. Já são mais de dez itens produzidos aqui, como o xarope, a geleia e os licores”
“Um único pé de Cambuci em nosso quintal chega a produzir até 200 quilos por ano, mas tínhamos que enterrar para não atrais bichos, pois não sabíamos o que fazer. Fui ficando inconformada, pesquisei na Internet e descobri a Rota do Cambuci. Hoje me sinto feliz e realizada, conheço novas pessoas a cada festival e dei uma guinada na vida”
“Os primeiros 300 a 400 Cambucizeiros foram plantados em 2005, com a ideia de produzir xarope, produto tradicional na região e com mercado garantido. Três anos depois, iniciamos a primeira colheita, participamos do workshop que reuniu cerca de 80 produtores e beneficiadores do fruto, e aí a gente começou a ter essa visão do Cambuci, minha esposa começou a fazer geleia e começou a ficar gostoso, não paramos mais”