Diversidade uniu grupo de Valorização Social em rede empreendedora

Em 20 encontros e saídas de campo ao longo de 2018, o curso de Empreendedorismo Socioambiental, do Instituto AUÁ e programa de Valorização Social do Sesc Sorocaba, tem provocado um potente processo de transformação em seus alunos para a incubação de uma rede empreendedora humana no território de Sorocaba e região. Todo o método baseia-se na formação integral para o autoconhecimento, o convívio em comunidade e o empreender com responsabilidade.

Os mais de 50 alunos de perfis diversos, do espaço urbano e rural, de jovens até terceira idade, aprendem de forma teórica e vivencial a conduzir seu próprio processo de autoformação vocacional. O curso baseia-se na metodologia de educação integral desenvolvida pela educadora e fundadora do Instituto AUÁ, Ondalva Serrano, que enfoca a singularidade de cada indivíduo para o desenvolvimento de inteligências múltiplas e poder realizador, até este se capacitar para inovar em seu meio externo, realizando seu potencial empreendedor no território onde atua.

“Fundamentamos o método no autoconhecimento, nas relações afetivas do grupo para que se conheçam, e no consolidar o empreendimento, para então chegarmos a uma rede de empreendimentos sustentáveis”, conta Ondalva. No primeiro ciclo, foram tratados o foco no indivíduo e seu estudo biográfico, e no segundo ciclo há foco no empreendimento visualizado. Convidados abordam temáticas diversificadas, como Agroecologia, Antroposofia, Teatro do Oprimido e Dragon Dreaming, e no Ateliê Sustentável de cada encontro são vivenciadas esculturas, modelagens e jogos cênicos. O curso encerra-se em dezembro deste ano.

Finalmente, os processos de convivência permitiram o agrupamento de seis grandes empreendimentos no segundo ciclo. Eles trazem temáticas tão ricas como: comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos; mulheres vítimas de violência; ocupação de espaços públicos pela sociedade civil; empreendimentos autônomos e sustentáveis; ecovilas; e coletivos sustentáveis de educação – CSE.

Com a palavra, a equipe do curso traduz esses importantes resultados:

Ondalva Serrano, educadora e coordenadora geral: “As vivências e convivências resultam em cumplicidade e na possibilidade de sintonia entre diversas faixas etárias e realidades. Sem sintonia, o grupo não permanece junto, com afeto, respeito e espírito de busca”.

Maysa Mazzon, educadora e facilitadora: O curso faz a conexão entre o que trazemos de fala, o conhecimento e a materialização, até se chegar no empreendimento. Ao materializar o eu, chega-se aos empreendimentos”.

Melissa Branco, educadora, coordenadora e facilitadora do ateliê: “O curso reverbera, pois aflora potenciais que estavam adormecidos e que dialogam com os processos externos. Cada empreendimento, cada família e cada indivíduo é um organismo com uma chama que precisa ser alimentada pelo coletivo”.

Comente