Coleta de óleo de cozinha usado cresce quatro vezes em Carapicuíba

O protagonismo das escolas municipais e estaduais de Carapicuíba permitiu um resultado inédito no volume de óleo de cozinha usado coletado nestes pontos no município. Em agosto, quando teve início a campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola”, houve um aumento de 396% na quantidade de óleo coletado, em relação a julho, o que representou quase 1 mil litros de óleo que não contaminaram o meio ambiente e a rede coletora.

A iniciativa faz parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas, que desde 2014 vem envolvendo a comunidade escolar com atividades educativas para o tema do gerenciamento de resíduos e logística reversa do óleo de cozinha usado. A partir de agosto de 2018, a educação ambiental como ferramenta mobilizadora para o correto descarte foi aprofundada nas 43 escolas da rede pública da cidade. As atividades educativas envolvem alunos, professores, familiares e estabelecimentos comerciais da comunidade, enquanto a renda obtida com a coleta gera melhoria nas escolas.

Com realização pela Preserva Recicla e Instituto AUÁ, patrocínio do Óleo Concórdia, e parcerias com a Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sabesp e Óleo Sustentável, o programa vem contribuindo de fato com um desenvolvimento mais sustentável no território. Além disso, reforça a educação ambiental como ferramenta eficiente na consciência para a destinação correta dos resíduos, com as escolas como Pontos de Entrega Voluntária por excelência.

“O nível de mobilização institucional obtido pelo programa, com a integração de Secretarias, instituições como Sabesp, empresas e organizações da sociedade civil, vem criando uma massa de mobilização e um discurso cada vez mais sensibilizador na cidade. Isso confirma o quanto a prática nas escolas e a comunicação funcionam como um chamamento para novas experiências, influenciando cada vez mais parceiros”, destaca Leonardo Giardini, responsável pela Preserva Recicla e criador da metodologia do programa.

Ações iniciais da campanha, como o encontro de formação com os gestores escolares municipais, a reunião com os parceiros e o lançamento do hotsite e divulgação na mídia, fortaleceram a amplitude e apoio à causa da coleta seletiva. Além disso, a população vem despertando para a importância de separar o óleo por meio da panfletagem em eventos públicos, como a comemoração do dia dos pais no Parque Gabriel Chucre e a ação no evento Meu Pet Legal.

“A campanha em Carapicuíba está avançando, principalmente pela vontade de todos os envolvidos em gerar mudanças positivas no lugar onde vivem. A dedicação da prefeitura e das secretarias são fundamentais para a mensagem alcançar toda a população do município, enquanto o compromisso do patrocinador e dos parceiros permitem o apoio necessário ao programa. Porém, sem a disponibilidade, abertura e determinação dos gestores, professores, alunos e toda a comunidade escolar, esses bons resultados não seriam possíveis”, reforça Carolina Cotrim, educadora ambiental do Instituto AUÁ.

Comente