EMEI Ana Estela cria método de educação ambiental sobre coleta seletiva

A escola é um dos principais locais para se implantar a educação ambiental, despertando a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. No Programa Meio Ambiente nas Escolas, desenvolvido em Carapicuíba pelo Instituto AUÁ e Preserva Recicla, com patrocínio do Óleo Concórdia, alunos, professores e comunidade escolar criam projetos que levem à conservação dos recursos naturais e gestão dos resíduos sólidos. O projeto desenvolvido na EMEI Ana Estela é prova da criatividade e do resultado que a educação ambiental pode ter na rede pública.

O Projeto Eco Óleo foi construído pela equipe para inspirar os alunos, pais e professores a cuidarem do meio ambiente, coletando o óleo e transformando resíduos em produtos sustentáveis. “Acreditamos que é possível buscar soluções que revertam a realidade de degradação atual, trabalhando a conscientização por meio de hábitos simples como a coleta seletiva. Tudo isso promove melhoria da qualidade de vida”, destaca Susana Cardoso, coordenadora pedagógica da escola.

O conhecimento sobre reciclagem, coleta e sustentabilidade foi traduzido para a linguagem das crianças e inserido dentro do currículo, com a criação de materiais sensibilizadores e estimulantes. Primeiro, foi realizada uma pesquisa sobre o tipo de atividade que este público mais se interessava, tais como: artes plásticas com criação de instrumentos e hortas, música com composição de letras e cantos, jogos corporais e dança, contação de histórias para desenvolver linguagem, e experimentos para promover o olhar científico.

Os resultados levaram à produção de materiais enfocando a alfabetização, a contagem matemática e pinturas, dentro de quatro grandes habilidades a serem desenvolvidas: linguagem, saber científico, criatividade e habilidades manuais.

Segundo Susana, são exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas e realizadas por diferentes faixas etárias, fazendo-se adequações de acordo com o nível de ensino da unidade. Que tal acompanhar as imagens e criar também seu material ambiental?

Comente