O diferencial do programa é a participação da comunidade escolar nas ações de educação ambiental e, cada vez mais, fora dos muros da escola, em que a população é sensibilizada para a importância do descarte correto dos resíduos.
Em 2019, com o lançamento da campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola”, Embu das Artes passa a receber este resíduo em muitas escolas municipais.
A consciência da população em relação à coleta de óleo e separação de resíduos tem refletido em melhores resultados a cada ano.
A escola desenvolve um projeto de mudas de plantas, que são vendidas para a população. Para incentivar as pessoas a armazenarem e descartarem o óleo corretamente. e quem trouxer duas garrafas pets de óleo ganha uma muda, o que acaba beneficiando o meio ambiente duas vezes: Coletando o óleo corretamente e plantando uma muda de planta.
A conscientização do descarte adequado do óleo, na fase infantil deve ser bastante lúdica de forma a facilitar o entendimento das crianças. Pensando nisso a E.M. Arnaldo Mellone, criou um cantinho para colocar a bombona de coleta, bem decorado e explicativo. Além disso criaram um mascote: o Super Olinho e também selos. Os selos são para incentivar as crianças a levarem o óleo, cada garrafa coletada ganha um selo que pode ser colado na agenda do aluno.
Compartilhe sua história conosco, envie um e-mail contando qual atividade transformadora foi realizada e as fotos, para o e-mail felipe.sleiman@aua.org.br
“O Projeto Meio Ambiente nas Escolas foi muito bom, estamos fazendo um trabalho com os alunos e com a comunidade. Os pais estão nos ajudando bastante, as crianças trazem o óleo e ficam felizes por estarem aprendendo que o óleo pode fazer mal ao meio ambiente, estão aprendendo a cuidar das plantas e estamos divulgando bastante. Logo no início do programa coletávamos uma bombona por semana, porque as pessoas já tinham armazenado. Acredito que o projeto vai continuar crescendo, pois as crianças e também os funcionários estão bastante envolvidos.”
“O projeto foi muito bem aceito em nossa escola, porque já temos um trabalho ambiental bem forte, bem consolidado com ações como coleta seletiva, composteira, horta, etc. O projeto só veio somar ao projeto político pedagógico que a escola já desenvolve. Fizemos uma visita ao bairro com as crianças, já que a maioria vem de transporte escolar, aproveitamos para conhecer o bairro e para divulgar o projeto, distribuímos folders de conscientização da importância do descarte adequado. Conseguimos dois pontos de coletas no bairro e um apoio muito grande dos pais do conselho escolar.”
Esse projeto para mim significa mudanças de hábitos e comportamentos. Hoje a saúde de uma pessoa não significa necessariamente somente o cuidado com o próprio corpo, mas com meio ambiente também. Sempre gostei das questões ambientais, então estou participando bastante, visitando casas, comércios, conversando com a comunidade focando bastante na conscientização do descarte adequado.
E.M. Nei Tomé
E.M José Arnaldo Mellone
E.M. Mauro Ferreira da Silva
E.M. Jornalista José Ramos
E.M. Nei Magali
E.M. Nei Isis Cristina
E.M. Valdelice A. Medina Prass
E.M. Elza Marreiro Medina
E.M. São Marcos
NEI São Marcos
E.M. José Carlos Gonçalves
E.M. Jacarandá
E.M. Édila C. Porfírio(Girassol)
E.M. Sueli Maria Hipólito
E.M. Estela
E.M. Primavera
E.M. Hermínio Espósito
E.M. Inês Cardoso da Silva
E.M Jatobá
E.M. Magali
E.M. Nilza Prestes
E.M. Prof Rosa Cirelli dos Santos
E.M. Vista Alegre
E.M. Nei Jardim de Lourdes
E.M Nei Valo Verde
E.M. Doutor Iodoque Rosa
E.M Amilton Suga Gallego
Organização civil que atua pelo empreendedorismo socioambiental, educação integral e desenvolvimento do potencial humano
Empresa que atua na coleta do óleo comestível usado para transformação em Biodiesel.
Óleos da empresa multinacional IMCOPA, que processa, estoca e distribui derivados de soja.
Projeto de reciclagem de óleo de cozinha e conscientização do consumidor, da Abiove.
Por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, apóia a realização do Programa no Município