“O Sabor Nativo foi decisivo para dar sentido à atividade socioambiental da Fundação Telefônica/Vivo em que realizamos plantio de mudas. Os pratos aproximaram as pessoas da temática, valorizando as espécies, que também estavam presentes no cardápio, permitindo ver e saborear suas qualidades.”
“O cardápio com espécies da biodiversidade introduz temas ambientais para as pessoas, como redução da pegada ecológica ou alerta para a questão climática, pois ao provarmos esses sabores, fica implícito que estão ao nosso alcance.”
“Priorizamos sempre os produtos brasileiros e a indústria nacional, a parceria com o Instituto Auá reforça a busca por mostrar o que é nosso, ingredientes que muitas vezes não são conhecidos, como o Cambuci, mas com papel nutricional e culinário importante.”
“Nosso objetivo é dar escala para linhas à base de insumos naturais, pensando em toda a cadeia de produção e reforçando valores ligados à vida saudável, e os frutos da Mata Atlântica trabalhados pelo Sabor Nativo reforçam esta ideia.”
“As preparações culinárias da chef Gláucia Ferreira e a degustação de frutos como o Cambuci e Araçá, mostram como eles começam a ser redescobertos pela área de gastronomia, além de serem ricas fontes de alimento, com importante papel em programas de recuperação ambiental.”
“As oficinas gastronômicas ao vivo da chef Gláucia Ferreira engajam e permitem, aos visitantes da feira, participar e sentir a experiência com nativas dos biomas”
Bioma com recorde de biodiversidade no planeta e restrito a somente 12% de sua floresta original. Ocupa 17 Estados brasileiros, com rica fauna e flora, entre as quais os frutos Cambuci, Araçá, Grumixama, Juçara, Jerivá, Uvaia, Pinhão.
A mais rica savana do mundo em biodiversidade, com diversos ecossistemas de chapadas a matas de galeria, possui 2 milhões de km2 e espécies como Araticum, Baunilha-do-Cerrado, Baru, Buriti, Castanhas.
Maior floresta tropical do mundo, contempla a Bacia Amazônica em diferentes países da América do Sul e quase 60% do Brasil, com uma diversidade ainda a ser descoberta e as conhecidas Castanha-do-Pará, Babaçu ou Cupuaçu.
Bioma composto por uma ampla savana alagada em sua maior parte, ocupa 250 mil km2, e dá origem a uma biodiversidade exclusiva, com espécies alimentares importantes como o Jatobá, Jenipapo ou Gabiroba.
Único bioma exclusivamente brasileiro, com plantas que não podem ser encontradas em nenhum outro local, possui área de 850 mil km2, ocupando estados do Nordeste, com muitas espécies alimentares como o Umbu e a Seriguela.
Bioma de planície coberto por campos abertos na América do Sul, ocupa área de 750 mil km2 e no Brasil, parte do estado do Rio Grande do Sul, com espécies marcantes da região como a Erva-mate e o Butiá.
A Arca do Gosto é um catálogo mundial de produtos gastronômicos que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais.