Nativas 360º ocupa Mercado de Pinheiros na Semana da Mata Atlântica

A cultura alimentar é parte de nossa identidade e um traço importante de pertencimento local, com saberes atemporais que ultrapassam a simples necessidade de nos nutrir. Com essa premissa, o Instituto AUÁ, em parceria com o Instituto ATÁ, levou para a Semana da Mata Atlântica a segunda edição do evento “Nativas 360º – Um panorama pela biodiversidade da Mata Atlântica”, mostrando como o resgate dos sabores nativos e a diversidade na mesa contribuem com a preservação socioambiental.

O evento aconteceu em 26 de maio, no Mercado de Pinheiros, em São Paulo, com atividades como a Roda de conversa com mulheres empreendedoras da rede do Auá, que debateram o papel da mulher no empreendedorismo socioambiental, bem como seu papel em promover impactos sociais a partir da colaboração, cuidado e inspiração de parceiros.

A seguir, foi a vez do chef Felipe Cruz, do Restaurante La Marina e parceiro do AUÁ, revelar uma delicada receita de Mil Folhas com Cambuci, contando segredos do preparo da massa folheada e como acentuar o sabor do creme com Cumaru e geleia de Cambuci.

Foi possível degustar ainda uma série de produtos nativos dos parceiros do AUÁ: Creme de Cambuci da Ecofresh, Cerveja artesanal de Juçara e Uvaia da Cervejaria Micro X, cachaça de Cambuci Cambu Santo, Chá de Cambuci com casca desidratada, Ceviche marinado no Cambuci da Comedoria Gonçalez, Geléias de nativas diversas da Geleia Boa, Suco de Cambuci e de Uvaia, Amanteigado de Cambuci, e conhecer de perto as PANC como Vinagreira, Taioba, Peixinho e Mavavisco associadas a novos aventais para crianças com o tema PANC.

“O objetivo é mostrar que o resgate dessa diversidade traz benefícios para a segurança alimentar, para a conservação ambiental da floresta e para a reafirmação da cultura paulista que não pode se perder. O uso sustentável do bioma no dia a dia é que permitirá sua recuperação”, reforça Ana Cecília Bruni, coordenadora do evento e da comunicação do Instituto.

O encerramento trouxe o músico multi-instrumentista e compositor Rui Kleiner para uma apresentação de modas de viola caipira que encantou o público.

2 Comentários

Comente