Semana do Meio Ambiente tem Feira de Sustentabilidade e lançamento da campanha “Lugar de Óleo é na Escola”

O município de Mairinque vem se tornando um exemplo para todo o país na logística reversa do óleo de cozinha usado. E na Semana do Meio Ambiente, entre os dias 7 e 8 de junho, a população ganha uma série de atividades que apoiarão ainda mais a sustentabilidade do município, como a troca de óleo de cozinha usado por um óleo novo. Haverá ainda doação de mudas, mutirão de plantio, jogos, oficinas e muito mais. A Feira de Sustentabilidade acontece na Praça da Matriz e na Paróquia Santa Catarina, em uma iniciativa do Programa Meio Ambiente nas Escolas, Prefeitura, Saneaqua e Cargill.

Na Feira, será lançada a campanha “Lugar de Óleo é na Escola – Vamos tornar nossa cidade limpa”, para envolver toda a população de Mairinque com a meta de uma gestão integrada do óleo de cozinha usado e coleta de até 1.400 litros por mês até dezembro de 2018. Parte do valor do óleo entregue nas escolas ao longo do ano será revertido em renda para as APMs (Associações de Pais e Mestres) aplicarem em projetos educativos, ao mesmo tempo em que o material recolhido será encaminhado para produção de biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável, dando vida nova a um resíduo.

Como parte da ação, nos dias 7 e 8 de junho, na Praça da Matriz e na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, respectivamente, cada pessoa que levar 2 litros de óleo de cozinha usado, ganhará uma garrafa Liza Soja 900ml nova em troca.

O Programa Meio Ambiente nas Escolas existe desde 2015 no município, com o diferencial de ter tornado todas as 28 escolas municipais e 4 estaduais da cidade em Pontos de Entrega Voluntária do óleo, junto a ações de educação ambiental com os alunos da rede pública e mobilização de suas famílias. O programa é uma realização do Instituto AUÁ, Preserva Recicla e Programa Ação Renove Meio Ambiente, iniciativa da marca de óleos LIZA em parceria com a Prefeitura Municipal de Mairinque, Saneaqua, ETEC e Associação Comercial.

A partir de junho, será divulgada uma ampla campanha de comunicação em pontos estratégicos da cidade, visando fornecer informação e orientação à população. Ao extrapolar os muros da escola, com outdoors, cartazes, tendas e programas na rádio e no jornal, a campanha permitirá aos cidadãos acessarem os pontos de coleta e participarem diretamente da gestão dos resíduos do seu município.

“Queremos que esta iniciativa seja algo permanente no município, com a população consciente dos benefícios que os resultados de coletar o óleo proporcionam, como a não contaminação dos recursos hídricos e mananciais locais ou a obstrução da rede de esgoto, a geração de renda e o fortalecimento da rede de coleta, com órgãos públicos e estabelecimentos comerciais envolvidos na entrega”, destaca Gabriel Menezes, presidente do Instituto AUÁ.

Entre os principais resultados alcançados pelo programa em 2017 estiveram a coleta de 7,2 mil litros de óleo pela comunidade escolar e o envolvimento direto de mais de 10 mil alunos nas atividades envolvendo todas as escolas da rede pública. “Nossa meta para 2018 é envolver ainda mais a cidade para a coleta e destinação ambientalmente correta de óleo de cozinha usado. Assim, convidamos todos os cidadãos a entregar nas escolas da cidade seu resíduo de óleo vegetal! Vamos fazer de Mairinque um exemplo de sucesso para a reciclagem de óleo de cozinha”, diz Fernando Janizello, analista de sustentabilidade da Cargill.

Comente