Do litoral ao interior, eventos socioambientais educaram para as espécies nativas

“Levando a Mata Atlântica ao alcance da mesa” foi a oficina que entusiasmou o público do Sesc Bertioga no último dia 16 de setembro. A chef Glaucia Ferreira do Sabor Nativo – Buffet e Oficinas Gastronômicas, do Instituto AUÁ, levou receitas de Suco Refrescante de Cambuci com especiarias, Smoothie cremoso de leite de Castanhas com Uvaia, e o Mix de spaguetti saltê ao molho cremoso de queijo com Jerivá e Cambuci. 

Fechando o dia, o produtor de Cambuci e responsável pela distribuição dos produtos do Empório Mata Atlântica, Milton Martucelli Jr, levou seu conhecimento para uma roda de conversa com produtores rurais, dentro do projeto Quintais da Mata Atlântica de Bertioga.

As imagens contam mais sobre esse rico dia inspirado na Mata Atlântica!

Além do evento no Sesc, foram muitos os momentos com o Cambuci e as nativas este mês, como as degustações e vendas de produtos no Feira Viva, na Av. Paulista, aos finais de semana, ou o Festival do Cambuci em Parelheiros que se uniu à Festa das APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.

Já o evento “Novo Rural – uma nova visão sobre a agricultura sustentável”, que aconteceu nos dias 15 e 17 de setembro, em São Roque (SP), teve a presença do Instituto AUÁ em um painel sobre importantes tendências para o campo: como o turismo rural pode contribuir com a sustentabilidade local, com palestra de Gabriel Menezes, do Instituto AUÁ, sobre a Rota do Cambuci, e mediação de Heloisa Bio, jornalista da ONG. Ondalva Serrano, fundadora do AUÁ, coordenou o workshop “Novos rumos da Agroecologia: Troca de Experiências”. Além disso, o Instituto também apresentou produtos de Cambuci na Feira de Orgânicos e Gastronomia.

Comente