Baru, Buriti e Araticum em receitas inéditas do Sabor Nativo no bioma Cerrado

Ele é a savana mais rica do mundo em biodiversidade e protege as nascentes de boa parte dos rios que abastecem o país, mas o Cerrado está cada dia mais ameaçado pelo avanço da fronteira agrícola de forma rápida e desordenada. Revelar a riqueza de suas espécies e fazê-las chegar à alimentação das pessoas é a melhor forma de conservar este bioma com enorme variedade de paisagens.

Para o Instituto AUÁ, a oportunidade da conscientização para o Cerrado surgiu pela nova parceria com o Sesc Birigui, que programou duas oficinas do Sabor Nativo – Buffet e Oficinas Gastronômicas nos próximos dias 25 e 26 de janeiro. Como a região de Birigui faz parte dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, a chef Glaucia Ferreira aproveita para revelar conhecimento sobre frutos e sementes de ambos!

Precisamos falar mais dos nossos biomas, especialmente no interior de São Paulo, onde foram quase totalmente devastados pela pecuária e monoculturas da cana, soja, sorgo, entre outras. E é isso que pretendemos com as oficinas gastronômicas do Instituto Auá, para que as pessoas conheçam, experimentem e valorizem os sabores nativos da nossa região”, reforça Clarissa Pires, responsável pela programação no Sesc Birigui.

No dia 26, será a hora de apresentar receitas inéditas com 3 espécies que podem estimular cada vez mais a conservação devido ao seu uso sustentável no Cerrado. A chef irá ensinar as seguintes receitas: suco tropical de Araticum, mix de folhas verdes Brasil ao molho de Buriti, cuzcuz do Cerrado com castanha de Baru.
Já no dia 25 de janeiro, será a vez de abrir os sentidos para as possibilidades dos frutos da Mata Atlântica, também em receitas desenvolvidas especialmente para a oficina: dadinho de Tapioca ao cullin de Uvaia, smoothie tropical ao leite de amêndoas com Jerivá, suco refrescante de Cambuci, espinafre e gengibre.


E comemorando as atividades do mês de janeiro, o Sabor Nativo ganha sua nova página no site do Instituto AUÁ, repleta de conhecimento sobre os 5 biomas brasileiros, seus ingredientes e os serviços oferecidos pelo empreendimento. Fique por dentro: https://goo.gl/LbTBWt

Comente