Seminário de Educação em Direitos Humanos certifica lideranças comunitárias

Estamos satisfeitos em compartilhar a realização do bem-sucedido Seminário de Educação em Direitos Humanos – Conhecimento como Direito, que marca o encerramento de um ciclo extremamente produtivo.

Ao longo de 2022 e 2023, o projeto Educação em Direitos Humanos, realizado pelo Instituto Auá por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, teve como objetivo principal fortalecer a cultura dos direitos humanos na cidade de São Paulo. O projeto concentrou seus esforços na formação de lideranças comunitárias, agentes de pastorais, conselheiros tutelares, educadores, estudantes, representantes de entidades, gestores públicos e cidadãos interessados na temática dos direitos humanos, contemplando pessoas ligadas às Escolas de Cidadania do Padre Ticão.

Um dos resultados notáveis foi a contribuição para a expansão da cultura dos direitos humanos em processos pedagógicos envolvendo educadores sociais. Além disso, o projeto apoiou o desenvolvimento de práticas de educação não formal dos direitos humanos em seis diferentes territórios dentro do município. Outro aspecto relevante foi a articulação de soluções integradas de gestão e comunicação para fortalecer esses territórios, promovendo a coesão e o trabalho em equipe. Adicionalmente, o projeto desempenhou um papel importante na disseminação de dados e informações relacionados aos direitos humanos, com o objetivo de sensibilizar a sociedade em relação a esse tema crucial.

O Seminário contou com a presença do público formado pelo projeto, que recebeu certificação e teve a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A agroecologia familiar e urbana foi um dos temas fortemente trabalhados nas formações. O ministro recebeu das mãos do presidente do Instituto Auá, Gabriel Menezes, diferentes produtos alimentícios de empreendimentos sustentáveis dos biomas brasileiros.

Este é apenas o início de um compromisso contínuo com a promoção dos direitos humanos, pois sabemos que essa causa exige esforços constantes. Convidamos todos a se unirem a nós nessa jornada em busca de um mundo mais justo e compassivo.

Comente