Programa de Valorização Social no Sesc Sorocaba tem condução de Ondalva Serrano em 2018

Entre março e dezembro deste ano, pessoas interessadas em se tornarem empreendedores socioambientais na região de Sorocaba (SP), ganham o Programa de Valorização Social do Sesc Sorocaba, com realização do Instituto AUÁ. O objetivo será permitir uma formação integral dos participantes com mais de 21 anos em temas que permitam desenvolver seu potencial empreendedor de forma sistêmica.

Serão criados grupos de trabalho que participarão de encontros quinzenais de 6 horas de duração, totalizando 20 encontros. E paralelamente, haverá oficinas de diálogo mensais sobre 10 diferentes temas, com 3 horas de duração cada, como Mapa Biográfico, Desenho de Formas, Dinâmicas Cooperativas ou Banco de Tempo Virtual.

A metodologia de trabalho prevê instrumentalizar os participantes para quatro níveis de sua atuação responsável em termos humanos e socioambientais. O primeiro é a da realização permanente da individualidade, o segundo a conversão dos grupos de trabalho em verdadeiras equipes responsáveis e complementares, o terceiro tem por meta revelar o potencial empreendedor de cada um e, finalmente, o quarto deve nos capacitar a gerar bens e serviços úteis à humanidade com o uso de tecnologias não impactantes e comprometidos com a ciclagem da vida.

“Esses quatro passos nos permitirão perceber a importância de redes colaborativas e interativas que irão assegurar a sustentabilidade com solidariedade. Por trás de tudo, está sempre a busca por trabalhar a realização do potencial de cada ser humano, homens, mulheres, adolescentes, adultos ou idosos”, destaca Ondalva Serrano, educadora, fundadora e conselheira do AUÁ.

A educadora acredita que a singularidade de cada indivíduo guarda em si múltiplos potenciais de aprender e saber interpretar seu meio, desenvolver inteligências múltiplas, poder criativo e realizador, capacidade de mudar e inovar seu meio interno e externo a si mesmo, de tomar consciência de si e de seu território e transcender seus limites.

O programa conta ainda com um Diagnóstico dos empreendedores socioambientais, Planejamento participativo bimestral, Monitoramento e avaliação de acordo com as competências transversais da educação para o desenvolvimento sustentável e Saídas a campo.

 

Comente