Festival do Cambuci e Jardim de Orquídeas colorem Parque da Serra do Mar

O Parque Estadual da Serra do Mar é cada vez mais um espaço aberto aos interessados em conhecer a Mata Atlântica original de perto. Dois eventos importantes marcaram a aproximação entre o parque e os visitantes em junho e julho: o VII Festival do Cambuci no dia 8 de julho, no Núcleo Caraguatatuba, e a inauguração do Jardim Secreto das Orquídeas da Serra do Mar, no Núcleo Padre Dória.

O Festival teve clima de festa junina, orquestra de viola, trilha na mata e teatro. “É extremamente importante fortalecer a interação socioambiental com a comunidade do entorno do Parque e incentivar a produção de espécies nativas e frutíferas da Mata Atlântica como forma de recuperação e geração de renda com aquilo que é nativo”, disse Miguel Nema, gestor do PESM – Núcleo Caraguatatuba.

O coletivo teatral Saturnália criou uma peça especial que trata de forma lúdica as questões socioambientais por meio do fruto. A peça “Kamusi” foi apresentada durante o Festival no parque e encantou os presentes, pois sua dramaturgia trazia uma rica lenda indígena sobre a preservação do fruto, mostrando que este conhecimento está vivo.

Já no Núcleo Padre Dória, o Jardim Secreto das Orquídeas da Serra do Mar foi inaugurado junto com a Base do Guardião, dentro do parque. Mini orquídeas raras, frutíferas nativas, árvores centenárias, são encontradas neste remanescente de Mata Atlântica que é um patrimônio natural do país. O Instituto AUÁ esteve presente na inauguração.

Veja o depoimento de Felipe de Moraes, agricultor da Rota do Cambuci de Salesópolis que é parte do grupo de resgate das micro-orquídeas:

“A importância do Jardim Secreto  de micro-orquídeas e orquídeas é a preservação de espécies que estão ameaçadas de extinção na Mata Atlântica, pois sensibilizam as pessoas a olharem para essa natureza, algumas micro-orquídeas são do tamanho de um alfinete. Admirá-las, sentir seu perfume e aprender sobre a vida delas é mais fácil no jardim, pois em seus ambientes naturais em meio a tantas outras espécies, muitas vezes passam despercebidas pela maiorias das pessoas. O jardim conta com mais de 100 espécies diferentes, dentre elas três estão ameaçadas de extinção: -Specklinia carinifera, Epidendrum addae e Haulletia blocklehurstiana. Este é um trabalho que começou no Núcleo Padre Dória através de uma equipe de resgatadores, formada por funcionários do Parque e voluntários sob a orientação da Doutora Gisele Areias  da Fundação Florestal junto com o “pai das Orquídeas” como chamamos carinhosamente o Sr.Masuji Kayasima, que estudas as micro-orquídeas e orquídeas há mais de 40 anos na região e tem muito para nos ensinar sobre essas maravilhas da natureza”.

 

Comente