Escolas de Jundiaí constroem Agenda Ambiental Escolar para uma cidadania ativa

Professores, coordenadores e diretores de cinco escolas do município de Jundiaí iniciaram um diálogo diferenciado no último dia 1 de outubro, no Projeto Professor Sustentável, conduzido pelo Instituto Auá em parceria com a Fundação Alphaville. Conduzidos pelo educador ambiental César Pegoraro, eles iniciaram a construção da Agenda Ambiental Escolar, ampliando a percepção sobre o cenário onde estão inseridos e visualizando caminhos desejados pela comunidade escolar.

É esta Agenda que guiará atividades em sala de aula e no ambiente escolar, na busca por soluções coletivas, construção de um espírito cidadão e promoção da sustentabilidade. Em seis encontros até novembro, estão sendo abordados os seguintes temas:

– 1 de outubro – Introdução à Agenda 21 e seus objetivos

– 8 de outubro – Oficina de Biomapa
(mapa participativo de elementos, situações e atoreslocais)

– 17 de outubro – Caminhada Diagnóstica

– 22 de outubro – Oficina Muro dos Desafios e Árvore dos Sonhos:
Vivenciando a metodologiada oficina do futuro

– 29 de outubro – Oficina Sistematização dos diagnósticos e início da elaboração do Plano de Ação

– 12 de novembro – Oficina Elaboração do Plano de Ação e a importância da formação do Fórum pró Agenda

“A ideia é que as descobertas e reflexões de cada encontro sejam replicadas nas escolas, com base na construção conjunta de valores e novas práticas em nossa relação com o meio ambiente”, explica César.

Na primeira oficina, após um panorama dos marcos históricos da questão ambiental, buscou- se questionar de que forma percebe-se o ambiente, onde ele fica e que visão se tem do mundo onde vivemos. Seguiu-se a reflexão de quem seriam potenciais parceiros das escolas e um diagnóstico das situações locais.

Já na oficina do dia 8 de outubro foi possível vivenciar a prática do Biomapa, em que todos localizam no território onde estão os desafios, potencialidades, parcerias e estruturas já presentes na região. Trabalho que está dentro da proposta da chamada Agenda 21, que visa o planejamento coletivo de ações socioambientais e uma maior compreensão da organização

agenda21política local.

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