Encontro Nacional dos 20 Anos da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária

Mais de 400 pessoas, entre gestores de políticas públicas, empreendedores, alunos e professores universitários, pesquisadores e autoridades de 21 estados brasileiros estiveram presente no Encontro Nacional dos 20 Anos da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, em Salvador, na Bahia.

Entre os dias 2 e 4 de agosto, o Instituto Anísio Teixeira recebeu o encontro que foi marcado pela renovação da esperança e do compromisso por uma sociedade mais justa, pautada pelos princípios como a cooperação, valorização social do trabalho humano e a busca de uma relação de intercâmbio respeitoso com a natureza.

Dentre os temas, foram debatidos a Construção do Sistema Nacional de Economia Solidária, os Desafios e Perspectivas nas Políticas Públicas, o Consórcio Nordeste e as Políticas Públicas de Economia Solidária, Orçamento Público – Soluções de fomento das Políticas Públicas de Economia Solidária, Marco Regulatório – Reconhecimento Legal e Promoção da Economia Solidária nos Estados e Municípios, Territórios – Dinamismo econômico e potencialidades locais – fomento e fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários, Juventude e Economia Solidária: Desafios e Oportunidades e Eixos e instrumentos para uma Economia Solidária e Sustentável.

O Evento contou com uma rica mostra e Empreendimentos econômicos solidários, que valorizam o trabalho artesanal e a produção de alimentos derivados da biodiversidade brasileira. Empreendedores como Nelsa Nespolo, presidente da cooperativa Justa Trama, que emprega mais de 500 trabalhadores pelo país e possui coleção de moda agroecológica, apresentaram em mesa temática, a trajetória de sucesso de seus projetos que impactam positivamente em toda a cadeia produtiva e no meio ambiente.

As atrações culturais marcaram a presença da cultura baiana em apresentações como a do grupo Filhos de Gandhi, o mais tradicional afoxé de Salvador, Orquestra Sisaleira, orquestra formada com instrumentros feitos de sisal, a cantora baiana Geovanna Costa e rodas de capoeira.

A Rede de Gestores apresentou ao público seu Manifesto – É Tempo de Avançar: por uma Economia Solidária e Sustentável que tem como objetivo manter o engajamento dos gestores públicos na luta pela reestruturação do atual sistema produtivo.

O evento foi uma realização do Instituto Auá, em parceria com a Rede de Gestores e o Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Comente