A compreensão de que o tema da educação vai além dos tempos de escola, significando o caminho que leva cada um a desenvolver valores e atitudes, conhecer direitos e deveres e construir autonomia para a vida em sociedade, embasa do trabalho da Aldeia Educadora. Este empreendimento busca o desenvolvimento integral do ser humano, articulando diferentes processos educativos nos municípios.
Objetivo
A missão da Aldeia Educadora é “revolucionar processos educativos, apoiada no empoderamento das comunidades para o desenvolvimento sustentável”. E para isso atua com programas educacionais para uma gestão colaborativa entre sociedade, escola, família e sistema de garantia de direitos.
Uma nova “arquitetura de gestão educacional” nos municípios traz a possibilidade de uma série de ações, como formações específicas e continuadas para educadores e professores, criação de espaços comunitários de tomada de decisão (fóruns, assembleias, etc) até a construção de planos intersetoriais.
Universidades, esferas públicas, organizações nacionais e internacionais, conselhos de direito e empreendimentos do
Instituto AuÁ.
O Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social, a Arquitetura do Plano Intersetorial de Araçoiaba da Serra (SP) e formações para conselheiros do sistema de garantia de direitos são exemplos dos trabalhos realizados pela Aldeia Educadora.
Assume-se que a educação é um processo comunitário, para além do ensino formal, devendo envolver os diferentes atores locais nas decisões sobre seu futuro.
Assim, em Araçoiaba da Serra, o Plano Intersetorial aponta como as diferentes secretarias podem conversar tendo a educação como tema transversal, apoiando-os no planejamento e gestão para as políticas públicas locais.
Para atingir sua missão, a Aldeia Educadora atua com formações, consultoria e gestão, com experiências já desenvolvidas em diversos municípios do Cinturão Verde de São Paulo.
Seus principais produtos e serviços são:
– Formação – seminários, palestras, cursos, workshops, oficinas, implementação e fortalecimento de conselhos de direito.
– Formação integral e ecoprofissional, por meio de processo de construção do autoconhecimento, do conhecimento do outro e do meio social e ambiental do município, para intervenções conscientes na realidade local.
– Consultoria – arquitetura de planos para educação integral, diagnósticos de políticas públicas, tecnologias de avaliação, programas educacionais de período integral e contraturno escolar, programas de educação complementar, articulação e mobilização de redes, implantação de Núcleos do Programa de Jovens.
– Gestão e Execução – planejamento de ações, gerenciamento de programas e projetos, formação e gestão de equipes.
“Em nossa prática pedagógica buscamos desenvolver a visão globalizante da realidade sistêmica, transitando por espaços educadores interativos, saudáveis e éticos em respeito ao programa potencial singular de cada ser humano”