Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba também está no Trilhas para São Paulo

 

A Coopaita é mais uma integrante do Trilhas para São Paulo. A Cooperativa de Itaberaba, no interior de São Paulo, chega com frutas desidratadas, sem adição de açúcar, glúten, em saches de 50 e 250 gramas, além da venda a granel

A Coopaita – Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização – e mais uma participante do Trilhas para São Paulo, criado para facilitar a comercialização de produtos oriundos dos seis biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal – para o Estado de São Paulo, com enfoque na região Metropolitana. O projeto é resultado da parceria entre o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e o Instituto Conexsus – Conexões Sustentáveis -, que oferecem uma série de vantagens para aproximar os fabricantes de produtos agroecológicos, feitos de forma artesanal, do mercado paulista.

Para esta ação a Coopaita trará frutas desidratadas, sem adição de açúcar ou glúten, em saches de 50 e 250 gramas além desses produtos para venda a granel. “A alimentação saudável tem sido um assunto muito discutido nos últimos anos e nossos produtos focam nesse público e nesse segmento”, destaca Éder Lima, Gerente Comercial da cooperativa. “São Paulo é o maior mercado consumidor de nossos produtos em todo o país e é uma das maiores economias da América Latina e do mundo. Conseguir uma oportunidade de concorrer para ter um apoio na abertura desse mercado é muito importante para nós, para a projeção de crescimento e consolidação de nossa cooperativa”, finaliza Éder. 

Para o gerente comercial da cooperativa, apesar  do interesse em ter os produtos em São Paulo existir já há algum tempo, “demanda investimento alto para fazer um trabalho comercial em especial para uma organização como a nossa que não possui filial próximo, o que será facilitado com a parceria com o Trilhas para São Paulo. Agradecemos a oportunidade em poder participar do projeto e acreditamos que será um marco na mudança da história econômica de nossa cooperativa”.

Coopaita – Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba

Fundada em 2001, está localizada em Itaberaba, Bahia, é uma cooperativa de agricultura familiar formada por 116 sócios. Possui como segmento econômico a fruticultura em especial a produção de abacaxi, sendo a principal organização do estado dedicada a essa cultura. Possui uma agroindústria onde desidratamos o próprio abacaxi e outras frutas como banana, jaca, manga, laranja e limão.

O passo a passo para o Trilhas para São Paulo

O Instituto AUÁ por meio do Armazém Biomas, (sede do Auá), situado em Osasco, região estratégica para a logística é responsável pelo armazenamento, comercialização e distribuição dos produtos da Coopaita e dos outros Negócios Comunitários integrantes do Trilhas para São Paulo, tanto para o canal varejo como para o canal B2B.

Para Gabriel Menezes, presidente do Instituto Auá, “o Trilhas para São Paulo é uma excelente oportunidade de expansão do trabalho que o Instituto já realiza com os produtores artesanais do Bioma Mata Atlântica, alcançando agora os demais biomas brasileiros, a abertura de novos canais de vendas para os produtos da sociobiodiversidade brasileira, fortalecendo as organizações integrantes da Iniciativa proporcionando aos consumidores o acesso a alimentos saudáveis, sustentáveis e de origem”.

Uma das primeiras ações foi a realização de uma conversa de alinhamento das expectativas com cada um dos negócios comunitários com a solicitação de um levantamento da disponibilidade. A ideia era entender a capacidade de produção e quais produtos poderiam ser comercializados no mercado paulista. “Precisávamos conhecer os negócios comunitários selecionados, a capacidade produtiva e de infraestrutura de cada um e o funcionamento da logística de cada um deles para São Paulo, visando o atendimento dos pedidos agenciados e de distribuição via Instituto Auá”, comenta Maurício Santos, Coordenador de Gestão do Instituto Auá. 

Pedro Frizo, Líder de Assessoria a Negócios Comunitários da Conexsus, destaca: “Temos grandes expectativas quanto aos futuros resultados e aprendizados do Trilhas para São Paulo, uma vez que entendemos que a iniciativa vai muito além da comercialização em si. Esperamos que ela contribua para a formação de uma rede de parceria comercial entre negócios comunitários e estabelecimentos comerciais e industriais em São Paulo, promovendo a diversificação de mercados para cooperativas e associações e reduzindo os custos de acesso destes negócios à maior metrópole brasileira. Por outro lado, esperamos que essa iniciativa contribua também para ampliar o acesso a alimentos saudáveis no município, de produção sustentável e que tenham impacto positivo sobre a conservação dos biomas. Vale ressaltar que acreditamos que ações como essa podem ser escalonadas e aplicadas em outros contextos urbanos como solução possível para uma melhor conexão de empreendedores e empreendimentos do campo e da floresta com a cidade”.

Comente