Capacitação de líderes comunitários: ferramenta fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária

A formação de lideranças comunitárias é fundamental para a promoção e defesa dos direitos humanos em uma sociedade. São eles que estão mais próximos dos problemas enfrentados pelas comunidades e que conhecem de perto as demandas e necessidades de cada grupo. Além disso, a formação desses líderes também contribui para o fortalecimento da democracia e do exercício da cidadania, pois lhes permite compreender e difundir melhor os direitos e deveres que cabem a cada indivíduo e incentiva a participação ativa na vida política e social da comunidade.

O projeto Educação em Direitos Humanos – Conhecimento como Direito está capacitando líderes comunitários, agentes de pastoral, conselheiros municipais, educadores, representantes de associações e entidades da sociedade civíl, gestores públicos e demais interessados, em regiões periféricas de São Paulo para se tornarem multiplicadores. Desde o ano passado, mais de 500 pessoas participaram de palestras e oficinas sobre diferentes conteúdos em direitos humanos.

O projeto busca contribuir com afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade, de acordo com a finalidade das Escolas Cidadãs na formação política.

Ao longo das palestras e oficinas do projeto, mais de 30 tópicos foram abordados, incluindo a Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, Violência contra a Mulher, Racismo Estrutural, Economia Solidária, Trabalho e Renda, Moradia, Agroecologia, Acesso à Cultura, Comunicação e Inclusão Digital. Algumas dessas oficinas foram realizadas presencialmente, enquanto outras foram transmitidas online e agora podem ser acessadas através da playlist do nosso canal do Youtube.

O projeto, realizado pelo Instituto Auá em convênio com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, tem sido uma importante iniciativa na promoção e disseminação de dados e informações sobre educação em direitos humanos em diversos meios e na formação de agentes de transformação.

 

 

Comente