Aldeia Educadora: caminhos para construir um bairro educador em Heliópolis (SP)

O bairro de Heliópolis costuma ser lembrado por carecer de inúmeras estruturas sociais e econômicas, mas justamente neste território uma diversidade de atores e organizações vêm se articulando e mobilizando para novas oportunidades de desenvolvimento. Assim, na última semana de setembro, aconteceu na EMEF Presidente Campos Salles o IV Seminário Bairro Educador Heliópolis, com a presença de mais de 130 pessoas, interessadas em fortalecer a construção de um espaço com possibilidades educativas para seu desenvolvimento integral.

A Aldeia Educadora, empreendimento do Instituto Auá, esteve presente debatendo o tema “Direitos Humanos: Rede de Proteção Social e Educação”, por meio da gestora Carol Zanoti, que participou da mesa junto com o coordenador adjunto de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humano da Prefeitura de São Paulo, Jonas Waks.

Segundo Carol, uma das metas da educação integral é possibilitar a ação de diferentes atores da comunidade e do poder público para a garantia de direitos de crianças e adolescentes. “Nesse contexto, a escola é um espaço de articulação e de co-responsabilidades”, lembrou.

Entre os temas debatidos estiveram a formação de professores para o ensino infantil, políticas públicas para a juventude, direito à cidade, mobilização comunitária, direitos humanos e rede de proteção social, educação integral, e tecnologia e comunicação na construção de um bairro educador.

De fato, para desenvolver-se integralmente uma pessoa precisa de uma combinação de elementos, de acordo com suas necessidades e vocações, que vão além do ensino na escola, mas envolvem a complexidade de leituras, atividades culturais, convivências, desafios, debates, e até brincadeiras. Olhar e trabalhar com essa complexidade é um dos desafios da educação integral, que a Aldeia Educadora também busca enfrentar em suas linhas de atuação.

Comente