Troca de corda da capoeira vira oportunidade para conhecer cultura de resistência negra

Apresentações musicais, teatro, maculelê e uma grande roda de capoeira, com a participação de crianças e professores, animaram o evento de troca de corda da modalidade capoeira, do Projeto Escolinha do Futuro, no último dia 14 de setembro na EMEF João Guimarães Rosa, em Osasco (SP). O objetivo foi revelar aos pais o avanço que os alunos vêm obtendo no dia a dia por meio dessa arte que combina luta, dança e história.

“Os alunos crescem na capoeira por dedicação e não pelo merecimento por habilidade. A ideia é a parceria com os professores, a melhoria do desenvolvimento em sala e na vida, já que o jogo permite reforçar a concentração, agilidade e disciplina”, explica o educador de capoeira da escola, Fabio Soares Biazetto. Ele aproveita a atividade para intercalar temas com musicalidade, ginga, golpes e conhecimento dos instrumentos com as crianças.

Cerca de 23 educadores de capoeira e de outras modalidades e APX (Auxílio Pedagógico e Xadrez) participaram do evento, que incluiu apresentação em libras (linguagem para deficientes auditivos), e um espetáculo representando a história de resistência negra, com personagens como escravos e capitão do mato.

“É a atividade que mais estimula minha filha a usar energia, houve mudança de comportamento após as aulas do Escolinha do Futuro, que a tornaram mais calma e concentrada”, diz Cligianna Coelho Alves, mãe de Paloma Alves, do 4º ano da unidade de ensino.

Para a diretora Elaine Aparecida Bomtempo Mendes, este foi um grande momento de proximidade com a comunidade, em consideração aos pais que investem em levar os filhos duas vezes por semana à escola além do período das 5 horas.

Comente