São Lourenço da Serra reforça Cambuci como fruto símbolo para o desenvolvimento

Com uma população de 14 mil pessoas e importantes fragmentos de Mata Atlântica ainda preservados em seu interior, o município de São Lourenço da Serra é propenso ao desenvolvimento sustentável, com atividades que considerem a rica biodiversidade local. Assim, a 1ª Rota do Cambuci realizada na cidade nos últimos dias 9 e 10 de agosto, representou um impulso à produção e comercialização com respeito à natureza da região.

Isso porque o Cambuci é nativo de São Lourenço da Serra, ocorrendo naturalmente na mata e em sítios da região, mas poucos habitantes conhecem a fruta e suas possibilidades de uso. “A participação de outros municípios foi intensa e o apoio da organização do evento muito positivo, mas o maior ganho foi colocar a cidade do ‘mapa’ da região metropolitana de São Paulo. Ao passar pela cidade, a Rota deu visibilidade aos produtores do município, ainda jovem pois só tem 22 anos de emancipação política”, conta Nilson Máximo, produtor do Rancho Inhame Bravo.

Os produtores e produtos locais estão bem representados pelo Rancho Inhame Bravo, com licores, geleias, trufas, Cambuci em conserva salgada e diferentes antepastos de berinjela e de abobrinha, ambos com Cambuci, e também pela Cia. das Cachaças de São Lourenço, a cachaça aromatizada do fruto, a Doçaria Artesanal, com geleias, doces, chutney e a bebida nastoyka, de origem russa a base de vodka e cereja, em versão Cambuci, assim como o empreendimento Panelas da Lu, com geleias e trufas.

Segundo Wladimir, do Departamento de Cultura de São Lourenço, eventos como esse despertam muito a curiosidade pelo fruto e suas aplicações, reforçando a tendência ao uso in natura mas também de produtos mais elaborados. Para Nilson, o interesse em cultivar o fruto na região também tem aumentado significativamente, ampliando as perspectivas de oferta do fruto e derivados. “Estamos em um caminho se volta, onde, em breve, teremos o Cambuci como um dos frutos símbolos do Brasil!”, expressa.

O evento contou com a comercialização dos produtos locais e de outros municípios, feira de artesanato tradicional e apresentação de diferentes bandas musicais, na mesma data em que se comemora a Festa do Padroeiro da cidade.

img_1044_a

Comente