Rede do PJ-Mais se fortalece com Autogestão e foco no Ecomercado da RBCV

FOCO NO ECOMERCADO DA RESERVA DA BIOSFERA DO CINTURÃO VERDE

Em parceria com o Instituto Florestal, UNESCO, Banco Mundial e 12 Prefeituras e ONGs, a AHPCE vem coordenando há 14 anos, desde sua criação, a Rede do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ – Mais), que promove a formação integral e ecoprofissional de jovens entre 15 e 21 anos no âmbito da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV). 

O trabalho desenvolvido é extremamente importante e estratégico para a conservação da RBCV de São Paulo, uma vez que envolve plantio de espécies nativas, coleta sustentável de sementes, educação ambiental, formação de cidadãos, geração de renda para a comunidade local, além do fomento da consciência ecológica e inclusão social.

Atualmente o PJ Mais conta com 14 Núcleos de Educação Ecoprofissional (NEE), que atuam em rede, ligando 12 municípios:  Cajamar, Cotia, Cubatão, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu,  Guarulhos, Itapecerica da Serra, Paraibuna, Santo André,  São Paulo e São Roque. O PJ – MAIS  promove seis oficinas para os jovens: Agroindústria Artesanal; Consumo, Lixo e Arte; Produção e Manejo Agrícola Florestal Sustentável (PROMAFS); Turismo Sustentável, Formação Integral e Iniciação Científica.

Reunião de Coordenação do Programa Pq do Rizzo – Embu das Artes 15/set/2011

Reunião de Coordenação do Programa
Pq do Rizzo – Embu das Artes 15/set/2011

Além da coordenação da Rede, a AHPCE vem atuando diretamente com os Núcleos. No NEE de Embu-Guaçu, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Oficina do Carbono e diversas empresas, promove a capacitação dos jovens na restauração florestal do Parque da Várzea, com venda de Neutralização de Carbono.

No Parque Villa Lobos, em parceira com o Instituto Unibanco e a Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (CEA/SMA), realiza ações de capacitação para o cultivo e manuseio de orquídeas e formação ecoprofissional de jovens em paisagismo, meio ambiente e cidadania.

Em Cajamar, através da parceria com a Prefeitura e a CJ Mineradora, promove a capacitação dos jovens na restauração florestal da região com a manutenção do plantio de 9.000 mudas por 2 anos. No NEE de Paraibuna, em parceria com o Instituto H&H Fauser e a Petrobrás, apóia a implantação da metodologia “Empreendimento-Escola” e a viabilidade econômica dos empreendimentos em incubação. No NEE de Paranapiacaba, em parceria com a Prefeitura de Santo André, apóia na estruturação dos “Empreendimentos- Escola” de Agroindustria Artesanal e PROMAFS.

noticia7-3

Rodrigo Victor (Diretor do Inst Florestal) e Ondalva (AHPCE) Seminário de formação PJ-MAIS Horto 2010

Devido à importância ecológica, capacitando jovens para a geração de empregos verdes, o PJ Mais obteve reconhecimento internacional ao ser considerado um dos 100 projetos mais relevantes para o meio ambiente em todo o mundo, no 5º Congresso Mundial da rede YES (Youth Entrepreneurship and Sustainability, realizado na Suécia em 2010. Com o tema “Reconstruir o Mundo”, o evento contou com a participação de personalidades como Mohan Munasinghe, do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e Elinor Ostrom, ganhadora do Prêmio Nobel de Economia em 2009, entre outras lideranças mundiais de 120 países.

Comente