Recreio nas Férias leva educação e diversão para 17.000 crianças de Osasco e encerra com apresentações culturais no Ginásio de Esporte Jose Liberatti

Durante 2 semanas do mês de janeiro deste ano, nas férias escolares, aproximadamente 17.000 crianças de 94 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Osasco participaram do projeto Recreio nas Férias. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Osasco – SP em parceria com a AHPCE, o projeto consiste no desenvolvimento de atividades educacionais, recreativas e culturais, através de oficinas e passeios, às crianças da rede pública municipal, norteando-se por valores essenciais de convivência, solidariedade, igualdade e respeito às diferenças. A edição 2012 teve como tema “Brincando e Conhecendo Osasco”, em comemoração ao cinqüentenário da cidade, que aconteceu no mês de fevereiro.

As crianças tiveram a chance de conhecer, brincar e realizar atividades no Sesc de Osasco, Playcenter, Parque Mundo da Xuxa, Teatro Municipal de Osasco, Parque Chico Mendes,Casarão Cultural Do Morro do Socó, Circo Escola de Osasco, Praia de Santos, Aquário de Santos, Parque Wet’n Wild, Museu Dimitri Sensaud Lavoud, Circo da Mônica e uma editora de livros em Americana. Os alunos tiveram a oportunidade de romper os limites de seus bairros, o que certamente contribui para uma leitura ampliada do mundo. 900 profissionais entre Agentes Recreativos e Auxiliares de Passeio acompanharam as crianças.

Além dos passeios, diversas oficinas tais como de teatro, dança, artesanato, artes plásticas, jogos, brincadeiras e recreação foram oferecidas nas unidades escolares, desenvolvidas por profissionais específicos das suas áreas, visando a interação dos alunos com temas sociais e ambientais através da cultura.

O Recreio nas Férias também foi marcado pela capacitação que os Agentes Recreativos receberam do ator e gestor de projetos da AHPCE, Daniel Cucolo, que utilizou o Dragão Contador de Histórias, criado a partir da reciclagem de resíduos sólidos paraapresentação de fábulas, como a “Galinha Ornela, a verdadeira história da galinha dos ovos” um clássico usado como forma de educar as crianças sobre a ganância e o consumo desenfreado.

O encerramento do projeto foi realizado no dia 29 de janeiro no Ginásio de Esporte Jose Liberatti, numa grande confraternização que contou com a presença do Prefeito Emídio de Souza e a diretora de educação Marinalva Oliveira representando a secretária de educação Mazé Favarão . O evento teve diversas apresentações culturais. Dentre as atrações estava o grupo Lira dos Autos – Balaio, que com sua arte resgata a alegria da cultura popular brasileira através da dança, música e interpretações teatrais. Outro destaque foi a apresentação da Companhia de Teatro dos Ventos – Chechia, além do grande espetáculo “Circo Roda”.

Comente