Programa de coleta de óleo usado tem sido um sucesso em Embu das Artes

O Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), implantado no município por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente, tem alcançado uma importante parte da população de Embu da Artes, envolvendo e mobilizando toda a comunidade escolar como funcionários e professores das escolas, os estudantes da rede municipal e, consequentemente, os familiares e amigos dos alunos, formando assim uma corrente do bem.

O PMANE tem o objetivo de fortalecer a educação ambiental nas escolas do município de Embu da Artes, e traz como foco a questão da conscientização do descarte adequado do óleo de cozinha usado.

Desde 2017, foi incluído na Lei de Resíduos Sólidos (12.305/10) a obrigação de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal usados a promover a logística reversa. A logística reversa é um conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. No caso do óleo de cozinha usado, se coletado de forma adequada, após passar por todo um processo especifico, dará origem ao biodiesel.

Para ressaltar a importância do descarte correto do óleo de cozinha, segundo informações da SABESP, 01 (um) litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, já que as substâncias do óleo não se dissolvem na água. Essa água contaminada causa o descontrole do oxigênio, e quando alcança os rios causam a morte de peixes, outras espécies de animais aquáticos e até mesmo de plantas aquáticas.

Além disso, quando óleo de cozinha é lançado diretamente nos ralos, pias ou vaso  sanitários, pode causar a obstrução dos encanamentos e esgotos, e o entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção, causando mais impactos negativos no meio ambiente.

O Programa tem acompanhado de perto o sucesso das ações envolvendo as escolas, e o resultado tem sido satisfatório. Durante os meses de março e abril, segundo informações da Preserva Reciclagem, foram coletados 2.005 litros de óleo.

Todas essas informações são passadas para os alunos através do PMANE, com o engajamento das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, alcançando também os servidores municipais que se empenham em alcançar bons resultados nas escolas e no município de modo geral.

Através do PMANE foram disponibilizadas, gratuitamente, bombonas que foram instaladas nas escolas municipais e em pontos comerciais que participam do Programa. O óleo de cozinha usado, depois de frio, deve ser armazenado em garrafas pets, e levado até os pontos de coletas, onde serão depositados nas bombonas, que são recolhidas e o óleo devidamente encaminhado para o processo de transformação em biodiesel.

O descarte adequado do óleo de cozinha, além de beneficiar o meio ambiente, promove a a conscientização para as questões ambientais de toda a comunidade embuense, de forma que a iniciativa do PMANE, juntamente com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, poderão mudar os hábitos sobre o descarte do óleo e principalmente garantir um meio ambiente mais saudável para as gerações futuras.

Até o momento 26 escolas estão participando do projeto, e os resultados são animadores. A tendência é que as ações venham abranger cada vez mais a sociedade, fortalecendo a conscientização e a importância de cada um proteger o meio ambiente fazendo o descarte adequado do óleo de cozinha usado.

 

Comente