PJ – Mais Parelheiros inicia nova turma de 37 jovens para formação ecoprofissional

O Núcleo de Educação Ecoprofissional de Parelheiros inicia o ano com uma turma de 37 jovens desta região, que possui um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do município de São Paulo e é ao mesmo tempo carente e violenta, além de vítima de ocupação urbana desordenada.

Com financiamento do FEMA (Fundo Especial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Municipio de São Paulo), através do Projeto PJ-APA, a AHPCE promove a capacitação dos jovens e agricultores da comunidade local para o ecomercado de Sistemas Agroflorestais (SAFs), por meio de oficinas de formação integral e ecoprofissional que fazem parte da metodologia da Rede de Programa de Jovens (PJ-MAIS). As oficinas são ministradas por uma equipe de profissionais da instituição Anna Lapini e amplo apoio dos técnicos e profissionais de diferentes áreas de formação das entidades parceiras do projeto.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento humano, a integração social, a formação ecoprofissional,  a geração de renda,  a sustentabilidade local e a recuperação ambiental através de Sistemas Agroflorestais, Tecnologias Socioambientais e Permacultura.

”É emocionante observar a transformação pessoal pela qual os jovens passam ao longo deste processo de 2 anos. O projeto proporciona uma nova perspectiva e abre um novo horizonte para o jovem da periferia de São Paulo, distante do acesso a tantas coisas. Eles se envolvem profundamente com as atividades e demostram uma capacidade incrível de absorver os conceitos e as técnicas transmitidas e posteriormente têm a oportunidade de atuarem como profissionais na área de meio ambiente. Muitos decidem dar continuidade e ingressam em cursos superiores ”, comenta Nany, diretora da Instituição Anna Lapini.

São parceiros: CCJA-CEDESP Anna Lapini; IEA (Instituto de Economia Agrícola), CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) através da UPD (Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento) de São Roque, Instituto de Pesca, vinculados à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado; Instituto Florestal, Instituto Biológico, Instituto Botânico, vinculados à  Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA); Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Fundo Especial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município de São Paulo (FEMA), Secretaria de Assistência Social (SAS).

Comente