Novo “Guia Alimentar para a População Brasileira” traz contribuições de diversas organizações

Diferentes instituições que atuam pela promoção da saúde e da agroecologia participaram de um amplo processo de consulta para a construção do novo Guia Alimentar da População Brasileira, lançado no início de novembro pelo Ministério da Saúde, e disponível na Internet. Dessa forma, foi possível realizar importantes referências aos alimentos orgânicos de base agroecológica e à agricultura familiar no Guia, privilegiando a produção socialmente e ambientalmente sustentáveis.

A publicação é mais um instrumento para combater a obesidade e o avanço das doenças crônicas no Brasil, já que mais da metade da população está acima do peso.

O Instituto Auá, por meio do conhecimento e experiência da conselheira Ondalva Serrano, enriqueceu o conteúdo do material, especialmente na visão de que alimentação adequada passa por sistemas de produção livres de contaminantes, pela proteção da biodiversidade e pela geração de trabalho e renda com valorização de saberes tradicionais de quem planta.

O Guia orienta as pessoas, por exemplo, a consumirem o máximo possível de alimentos in natura(plantas ou animais que não sofreram alteração após deixar a natureza) e alimentos minimamente processados, limitando o consumo de preparações culinárias com sal, gordura, óleo e açúcar e evitando os produtos ultraprocessados, o que implica numa grande mudança de paradigma.

“Quanto mais pessoas buscarem alimentos orgânicos e de base agroecológica, maior será o apoio a esse modelo de produção e mais próximos estaremos de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável”, diz Ondalva.

Os capítulos da publicação incluem:

Capítulo 1 . Princípios

Capítulo 2 . A escolha dos alimentos

Capítulo 3 . Dos alimentos à refeição

Capítulo 4 . O ato de comer e a comensalidade

Capítulo 5 . A compreensão e a superação de obstáculos

Dez passos para uma alimentação adequada e saudável.

guia-alimentar-para-a-pop-brasiliera-miolo-pdf-internet.pdf

Clique aqui e acesse o guia

 

Comente