Mercado de Pinheiros traz a cara de quem produz para o público paulistano

A inauguração oficial dos boxes dos Biomas Brasileiros, no Mercado Municipal de Pinheiros, no último dia 16 de março, trouxe mais de 25 representantes de comunidades locais, produtores familiares, chefs e lideranças socioambientais da rede do alimento que conserva a biodiversidade e valoriza a cultura brasileira.

E a roda de conversa sobre a Mata Atlântica, conduzida pelo Instituto Auá, que integra o projeto no Mercado junto com o Instituto ATÁ e mais quatro organizações parceiras, não poderia ser melhor representada com a presença de 12 produtores familiares da Rota do Cambuci, vindos dos municípios do Cinturão Verde que ainda preservam os frutos nativos paulistas. Uma degustação oferecida ao público revelou ainda o sabor e as qualidades do Cambuci.

“Estes são os produtores que estão trabalhando por uma economia que não visa o lucro mas a ética nas relações comerciais. Há 8 anos trabalhamos neste movimento em torno do Cambuci e hoje podemos comemorar o reconhecimento desse esforço, com a inauguração dos boxes e a previsão de conseguirmos reunir até 50 toneladas do fruto para o mercado este ano” – Gabriel Menezes, gestor do Empório Mata Atlântica, do Instituto Auá.

O Mercado será local de integração entre o campo, os sabores e o público para além do consumo, oferecendo um calendário de atividades educativas semanais!

Comente