Mercado de Pinheiros recebe oficina “A Mata Atlântica no seu quintal” no dia em homenagem ao bioma

Degustação de produtos à base de frutas da Mata Atlântica e dicas para o plantio de árvores na cidade estão entre as atrações da oficina para quem ficar em São Paulo no próximo feriado

Quem fica em São Paulo no próximo feriado prolongado tem a chance de participar de um programa diferente no Mercado Municipal de Pinheiros, degustando novos sabores da biodiversidade brasileira e aprendendo sobre os cultivos urbanos, que trazem a natureza de volta à cidade. A oficina “A Mata Atlântica no seu quintal”, realizada pelo Instituto Auá e Instituto ATÁ, acontece no próximo dia 27 de maio, às 13h, no Hall do Mercado, quando também se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica, servindo de alerta para a recuperação do bioma onde vivemos.

A oficina gratuita tem o objetivo de envolver o público na diversidade de espécies frutíferas da Mata Atlântica e mostrar que elas são parte do ambiente da cidade, podendo ser resgatadas pelos moradores.

Haverá roda de conversa, com produtores de Cambuci e outras nativas, do Cinturão Verde de São Paulo, revelando saberes práticos sobre o cultivo, seguido de debate com especialistas, como o botânico Clóvis Oliveira, que transmitirá conhecimentos sobre o plantio de árvores no ambiente urbano. A produtora da Rota do Cambuci, Cleuza Maria, de Ribeirão Pires, contará como seu terreno dentro da cidade virou um bosque de nativas que geram renda para a família. Já as produtoras de Parelheiros (SP), Beth Sá, e de Rio Grande da Serra, mostram as qualidades de várias árvores nativas que possuem em sua casa.

Espécies como o Cambuci, Uvaia, Araçá ou Grumixama serão apresentadas ao público, assim como seus diversos usos e produtos à base dessas frutas, como geleias, licores e antepastos que hoje são comercializados no Box Mata Atlântica e Amazônia do Mercado.

Há cerca de 200 frutíferas nativas do bioma que parecem ter sido esquecidas pelos paulistanos conforme a Mata Atlântica perdeu espaço para a urbanização e a agricultura extensiva. Isso mostra a necessidade de reconhecer seu valor e o quanto estas árvores originais do bioma estão no “nosso quintal”, podendo trazer de volta qualidade de vida à cidade.

“Queremos abrir a conversa para as dúvidas dos moradores sobre as formas de recuperação da natureza urbana”, destaca Clóvis, que também dará orientações sobre melhores espécies, manutenção, adubação e locais apropriados.

Atrações:

 Degustação de produtos de frutas nativas – geleias, licores, cachaças e antepastos à base de frutas nativas poderão ser degustados no local, assim como um prato quente com receita surpresa.

Exposição e comercialização de mudas – pés de Cambuci, Uvaia, Jabuticaba, Juçara ou Grumixama estarão expostos, assim como mudas da Mata Atlântica para comercialização.

Distribuição de material e fotos – serão distribuídos materiais impressos, como o livro de receitas com Cambuci, e apresentadas imagens das espécies do bioma.

Roda de conversa – produtores de espécies da Mata Atlântica e especialista no tema contam histórias sobre o plantio e tiram dúvidas do público na oficina.

CoverTop

“A Mata Atlântica no seu quintal” – Hall do Mercado de Pinheiros –  27 de maio – 13h às 15h

Comente