Jovem formada em Parelheiros é nova agente de desenvolvimento local

A jovem Bruna Coutinho, de 18 anos, é uma das mais novas agentes de desenvolvimento local do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPDC), fundado pelo educador Tião Rocha, de Minas Gerais, mas com núcleos em outras cidades, que parte da cultura para promover a educação popular. Em São Paulo, as aptidões da jovem foram logo identificadas no processo seletivo do CPCD, que a contratou em fevereiro deste ano para sensibilizar a comunidade em diferentes práticas pedagógicas. A formação no Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) em Parelheiros, onde vive, parece, mostrou-se decisiva nesta nova trilha, como ela conta na entrevista abaixo:

P– O que a motivou a participar do Programa de Jovens em Parelheiros?

Bruna – Por saber que era um curso diferenciado na região, sem algo parecido, num cenário em que a maioria vai fazer cursos técnicos de administração e informática. Em casa, já plantava algumas espécies, gostava de mexer na terra, e pensava em cursar algo ligado à biologia.

P – O que mais marcou nestes dois anos de curso e quais aspectos influenciaram na sua formação?

Bruna – As visitas externas, por exemplo, que transmitiram a noção de outras realidades, mas também o conhecimento em permacultura – a cultura do permanente – passado no curso, e aplicado na produção de hortas, compostagem, sistemas sustentáveis etc. Aprendi que o resultado das coisas não é imediato, que a produção de alimentos depende do funcionamento da natureza e não do modelo baseado em agrotóxicos para grandes produções. Mudei minha postura e até a forma de me alimentar. Hoje olho para a realidade e sei que posso fazer algo diferente sobre a ela.

P – Como se envolveu com o trabalho da ONG de Tião Rocha?

Bruna – Primeiro ele foi até nosso espaço, no CDESP Anna Lapini, onde o PJ-MAIS acontece e contou que precisava de alguém com conhecimento em permacultura para montagem do viveiro da ONG. Fui selecionada e passei a me dedicar ao que acredito, pois além de trabalhar na estruturação do viveiro, da horta em mandala, ou na oficina de produção de sabão artesanal e de plantas medicinais, posso transmitir às pessoas, principalmente às crianças, a importância de intervirem diretamente em sua comunidade por meio dessas práticas.

O CPCD é uma ONG, fundada em 1984, em BH/MG, com a missão de promover educação popular e o desenvolvimento comunitário a partir da cultura.

Missão: Promover educação popular e desenvolvimento comunitário a partir da cultura, tomada como matéria-prima de ação institucional e pedagógica.

Descrição: O Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1984, em Belo Horizonte/MG, com atuação em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sâo Paulo e Maranhão, além de Moçambique e Guiné Bissau

Comente