Haddad sanciona Lei da Merenda Orgânica e Instituto Auá assume vaga no Comusan

Após anos em construção por entidades da sociedade civil e vereadores comprometidos com a agroecologia em São Paulo, a Lei de Inclusão dos Alimentos Orgânicos na Merenda Escolar do município foi sancionada hoje pelo prefeito e anunciada durante a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN-SP). O Instituto Auá também tomou posse de uma das vagas da sociedade civil no COMUSAN, junto com a Cooperapas (Cooperativa Agroecológica dos Produtores da Zona Sul de São Paulo).

O Conselho tem o papel de contribuir para o direito constitucional de cada pessoa ter acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, tendo como base práticas promotoras da saúde. Com a nova lei, o município terá a oportunidade de ter até os 30% da agricultura familiar na merenda das escolas com um pagamento adicional para os produtos de origem orgânica.

Ganham todos, agricultores terão como planejar melhor a produção, já que o mercado da merenda escolar movimenta até 2 milhões de refeições por dia, e crianças e jovens passam a ter acesso a alimentos sem agrotóxicos no cardápio.

“Tudo isso tem a ver com saúde pública, com o cardápio da merenda mais saudável vamos resolver boa parte dos problemas com prevenção de doenças”, declarou o prefeito, lembrando que a iniciativa também implica no resgate da área rural de São Paulo, como a zona sul, que possui grande quantidade de produtores familiares com práticas orgânicas.

A Cooperapas, da zona sul, assumiu como titular e o Instituto Auá como suplente na vaga do Comusan, fazendo com que ambos estejam envolvidos com uma agenda de construção da Política Municipal de Segurança Alimentar em São Paulo. “Tudo isso irá fortalecer a agricultura orgânica na região de Parelheiros”, lembro Lia Góes, diretora da cooperativa. Para Gabriel Menezes, do Instituto Auá, “A sociedade está despertando para a importância da agroecologia na produção e abastecimento de alimentos saudáveis para as populações e a sanção desta lei demonstra isso”.

Comente