Formatura de jovens em Paranapiacaba marca preparo para o ecomercado

Onze jovens, do ensino médio, concluíram a 7a turma de participantes do Programa de Jovens do Núcleo de Educação Ecoprofissional de Paranapiacaba, no primeiro semestre de 2014, e com isso adquiriram formação integral para atuarem como agentes transformadores de suas comunidades. Isso porque o Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) investe na construção do potencial humano da juventude para promover a sustentabilidade e o desenvolvimento de base local.

Após dois anos de formação teórica e prática, em temas como turismo sustentável, agroindústria artesanal, iniciação científica ou consumo, lixo e arte, os jovens celebraram o fim do curso com uma importante solenidade oficial, no auditório do Clube Lyra Serrano, no centro da tradicional Vila de Paranapiacaba. A solenidade aconteceu no último dia 22 de agosto, com a presença das famílias, educadores, membros da comunidade e representantes do poder público.

O Núcleo de Paranapiacaba é pioneiro na implantação do Programa de Jovens, quando a parceria com a Prefeitura deu impulso a essa iniciativa de formação integral da juventude ainda em 2000. E a Vila de Paranapiacaba é conhecida por seu patrimônio histórico e arquitetônico, além da riqueza natural do Parque Estadual da Serra do Mar ou do Parque Nascentes de Paranapiacaba.

Assim, já na primeira turma do PJ-MAIS, dos 20 alunos formados, 12 tornaram-se monitores ambientais no Parque da Serra do Mar. Não por coincidência, na mesma época nasceu a Associação dos Monitores Ambientais (AMA) de Paranapiacaba, o que se tornou um mecanismo fundamental de absorção dos jovens do programa.

“O maior diferencial do programa é a consciência adquirida pelos jovens, marcando o diferencial de seu perfil profissional. Assim, os jovens formados podem atuar em diferentes áreas, a exemplo da turma deste ano, com talentos e habilidades variados.

Também realizamos diversas saídas de campo, a exemplo da viagem ao longo do rio Tietê, das nascentes preservadas à poluída Pirapora do Bom Jesus, reforçando o estímulo às descobertas individuais”, diz a liderança local do PJ-MAIS Maria Teresa França.

02

Comente